Sócrates reafirma que 2009 é o ano decisivo para fazer investimento público
As palavras de José Sócrates, que tinha ao seu lado a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foram proferidas no final de uma manhã de visitas a duas escolas secundárias da cidade de Lisboa, os antigos liceus Pedro Nunes e Filipa de Lencastre, que integraram a primeira fase do programa de obras de modernização dos parques escolares.
Na Escola Secundária Básica e Secundária Filipa de Lencastre, depois de presidir à sessão de assinatura do arranque da segunda fase do programa de modernização dos parques escolares, José Sócrates fez um discurso de improviso, em que abordou a actual conjuntura de recessão económica.
"Há muita gente à procura de emprego e há muitas empresas que procuram contratos. É ano de 2009 que se combate a crise. É neste ano que as pessoas precisam de apoio e que precisam que o Estado faça mais investimento", sustentou o primeiro-ministro.
Segundo o Ministério da Educação, neste programa foi já concretizada a fase piloto, abrangendo quatro intervenções, com um volume global de investimento na ordem dos 61 milhões de euros.
A fase um do programa, a que está actualmente em execução, integra 26 escolas, com um investimento associado de 330 milhões de euros.
Já a fase dois, que agora arranca, envolve obras em seis escolas, num investimento total de 71 milhões de euros, estando ainda prevista uma terceira fase, abrangendo cem estabelecimentos de ensino e um investimento de 1,2 mil milhões de euros.