Artista plástico Gabriel Abrantes vence 8ª edição do Prémio EDP Novos Artistas

Foto
Exposição EDP Novos Artistas em 2005 Nelson Garrido (arquivo)

O artista plástico Gabriel Abrantes, 25 anos, é o vencedor da 8ª edição do Prémio EDP Novos Artistas, que visa distinguir valores emergentes da arte contemporânea, revelou hoje à agência Lusa fonte da entidade.

O júri, que esteve hoje reunido, também decidiu atribuir uma menção honrosa a Mauro Cerqueira, 27 anos, nascido em Guimarães, e actualmente a residir no Porto.

Nove artistas das áreas da escultura, desenho, pintura, vídeo, fotografia e instalação concorriam à final deste galardão - cujo valor em numerário ascende a 10 500 euros - tendo sido seleccionados inicialmente entre 410 candidaturas.

Nascido em Chapel Hill, Carolina do Norte (EUA), Gabriel Abrantes também viveu na França e na Bélgica, mas reside e trabalha actualmente em Lisboa.

Estudou cinema e artes plásticas na Cooper Union for the Advancement of Science and Art, em Nova Iorque, frequentou ainda a École Nationale des Beaux-Arts, em Paris, e o Le Fresnoy - Studio National des Arts Contemporains, em Tourcoing, também em França.

Expõe a título individual desde 2006 na Galeria 111 de Lisboa e do Porto, e na Houghton Gallery, em Nova Iorque. Tem participado em exposições colectivas no Palácio Anjos (em Algés), em Viana do Castelo, São João da Madeira, Londres, Berlim, Viena, Washington e Miami.

Mauro Cerqueira, que recebeu uma menção honrosa, tem uma licenciatura em artes e desenho pela Escola Superior Artística do Porto e um bacharelato em pintura pela Escola Superior Artística do Porto, ambas na extensão de Guimarães.

Fez exposições individuais no Porto, Guimarães, e em colectivas no Japão, França, Reino Unido, Hungria, Itália, Porto e Lisboa, e também é autor de livros, tendo, na área da música, integrado projectos alternativos como Flanela de Tal, Pornography, Locus e Morgue.

Todos os finalistas receberam uma bolsa de criação para completar os trabalhos em exibição no Museu da Electricidade até 10 de Maio.

Gabriel Abrantes concorreu com um projecto de instalação que integrava um filme - "Too Many Daddies, Mommies and Babies" - onde faz uma ligação entre histórias pessoais e questões da actualidade como a homossexualidade, as barrigas de aluguer e o aquecimento global.

O júri destacou no trabalho de Gabriel Abrantes "a capacidade de criação de universos narrativos nos quais, através do uso de uma multiplicidade de linguagens contemporâneas, se cruzam visões sarcásticas da cultura, da política e do quotidiano".

"A energia criativa deste projecto aborda de uma forma singular temas globais", salientou ainda o júri.

A menção honrosa (que não tem valor pecuniário) atribuída a Mauro Cerqueira distinguiu "um trabalho que, mediante uma grande economia formal associada a uma eficaz intervenção performativa, gera situações de grande tensão perceptiva".

A obra de Mauro Cerqueira consiste num conjunto de painéis brancos que o artista montou e sobre os quais fez uma performance cortando-os no meio com uma faca. A performance é projectada em vídeo junto à peça.

Nesta edição, o júri foi constituído por José Manuel dos Santos (Director Cultural da Fundação EDP, que presidiu), Bartomeo Marí (Director do MACBA - Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, Espanha), Agnaldo Farias (Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil), Miguel Von Hafe Pérez (Consultor de Arte da Fundação Ilídio Pinho, Porto) e Pedro Calapez (Artista Plástico que venceu, em 2001, o Prémio EDP.Arte para a Pintura).

O galardão é dirigido a artistas portugueses, residentes ou não em território nacional, e a artistas estrangeiros que residam em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar