Internet

Tate Modern faz parceria com o iTunes

A Tate Modern, um dos mais consagrados museus de arte moderna do mundo, disponibilizou mais de 400 ficheiros multimédia - vídeo e áudio - no iTunes, a popular loja de música da Apple. Melhor ainda: é tudo gratuito.

Os conteúdos disponibilizados pela Tate Modern - que possui actualmente quatro galerias, duas em Londres, uma em Liverpool e uma em St Ives, na Cornualha - poderão ser encontrados no iTunes U, a área educativa do software da Apple que já tem cerca de 100 mil ficheiros de pendor académico à disposição dos interessados.

Incluídos no "pacote" estão, por exemplo, entrevistas recentes aos artistas Jeff Koons e Louise Bourgeois e pequenos excertos de uma actuação do consagrado artista Martin Creed - vencedor do Prémio Turner - com a sua banda, acompanhados de explicações acerca do seu trabalho, indica a BBC. Alguns downloads irão ainda incluir debates que permitem à audiência fazer perguntas a artistas como David Hockney, usando redes sociais como o Twitter.

Gravações áudio de reputados académicos, guias multimédia das mais recentes exposições e variadíssimos recursos educativos vão estar distribuídos por três grandes categorias de podcasts disponibilizados pelo museu britânico: Tate Symposia (peritos debatendo determinados tópicos culturais ou exposições), Talk & Discussions (debates e palestras de artistas, historiadores de arte e celebridades que visitem a Tate) e, finalmente, Courses, Workshops & Study Days (material educativo acerca da história de arte britânica, destinado a um público mais abrangente).

"A Tate está muito feliz pela parceria com o iTunes U", indicou Will Gompertz, director da Tate Media. "No mundo dos media, nada se consegue fazer sem auxílio; ao trabalharmos com empresas tão excepcionais como a Apple, podemos usar a Internet para ajudar a Tate a cumprir a missão que é tornar a arte acessível a todos", indicou o mesmo responsável, citado pelo Telegraph. Além disso, a Tate espera que os downloads venham a servir de ferramenta de trabalho para os professores e educadores.

À semelhança do Tate Modern, as instituições francesas Fundação Cartier e Palácio de Versalhes também irão disponibilizar conteúdos no iTunes U. A instituição dos arredores de Paris já anunciou que irá fornecer conteúdos sobre a biografia de Maria Antonieta e diversas performances musicais. Já a Fundação Cartier vai disponibilizar conteúdos de apoio às exposições patentes na instituição, bem como material de arquivo, conferências e palestras.