Pré-publicação de “A Casa da Praia do Açúcar - Em Busca de uma Infância Perdida em África” de Helene Cooper (ed. QuidNovi)

Foto
Leslie Cashen

Como repórter Helene Cooper viajou pelo mundo, mas evitou sempre África. Tinha fugido da Monróvia onde nasceu. Uma experiência que quase a vitimou, no Iraque, convenceu-a de que a Libéria não podia esperar

Capítulo 25

Monróvia, Setembro 2003

[…] Mesmo para quem quisesse ignorar os danos causados pela guerra – os buracos das balas e da artilharia nos prédios e nas casas, os cartuchos de balas à beira da estrada, os campos de desalojados e os postos de controlo das forças de manutenção da paz – Monróvia parecia um inferno. O país deixara de ter electricidade ou água corrente em 1992. As ruas da cidade estavam cobertas de lixo e fervilhavam com pessoas a pé, fugindo das zonas de guerra do interior para Monróvia. Órfãos de guerra escanzelados, os olhos parecendo enormes nos rostos mirrados, corriam para o nosso carro, de mãos estendidas.

Eu estremecia cada vez que via uma criança a correr para o Pajero que, como todos os outros veículos, estava a andar depressa demais para conseguir parar a tempo se alguma das crianças tropeçasse e caísse à nossa frente. Nenhum dos semáforos de Monróvia funcionava e, por isso, só parávamos quando chegávamos a um posto militar de controlo. Sempre que parávamos, homens mais novos vinham a empurrar na nossa direcção cadeiras de rodas, e até carrinhos de supermercado, com mulheres muito velhas e de aspecto débil, de mãos estendidas. Mas eram ignorados tanto pelo senhor Greene como por Sacki.

Os cheiros misturados da urina, do lixo e das carcaças de animais encheram-me as narinas. Mas ainda havia esse cheiro familiar, de que eu tanto gostava, da erva e do carvão queimados.

O que eu estava a ver, à medida que Sacki nos conduzia, alimentava- me como se também eu fosse uma refugiada com fome.

Lá estava a Primeira Igreja Metodista Unida, estabelecida em 1922, com um buraco numa parede, onde um foguete a perfurara. Lá estava o Complexo Parker, onde haviam morado Philip e Richard e onde eu tivera lições de piano. A tinta das quatro casas estava a despegar-se das paredes e os telhados tinham caído. Três das casas estavam reduzidas à estrutura interna e pareciam esqueletos, depois de as pessoas terem de lá retirado todos os materiais que acharam úteis. E lá estava a Gelataria da Sophie, coberta de trepadeiras.

O letreiro, com manchas de tinta azul, do cinema Relda ainda lá se encontrava, tal como a tabuleta onde estava escrito «Relda». Mas o telhado caíra. No entanto, o Relda ainda parecia ser o centro da acção em Monróvia. O parque de estacionamento, à frente do cinema, estava cheio de desalojados, alguns deles a remexerem no lixo e outros a aproveitarem a sombra da fachada.

Eu estava no meu país e o meu país era o Inferno.

E, no entanto...

Havia alguma coisa mais. Orgulho. Não perante aquilo em que Monróvia se tornara, mas pelo facto de a cidade ainda lá estar, pois isso provava que eu tinha uma origem.

O senhor Greene e Sacki levaram-me ao Hotel de Mamba Point, onde se alojavam quase todos os jornalistas que estavam a cobrir a guerra na Libéria. Ficava próximo da embaixada americana e possuía um gerador e, por isso, dispunha com frequência de electricidade. O proprietário era libanês e sabia qual era a maneira de atrair jornalistas em zonas de guerra: com um bar digno de confiança. Quando cheguei, vi no pátio um grupo de funcionários da ONU e de organizações de ajuda humanitária.

O funcionário que estava na recepção do hotel chamou um porteiro para me ajudar a transportar a bagagem. Depois de pousar os sacos de viagem no chão do meu quarto, no segundo andar, o porteiro voltou-se, para se ir embora.

– Espera – disse-lhe eu, falando o inglês liberiano, enquanto procurava uma nota de cinco dólares na minha carteira. – Eh, ouve uma coisa.

O porteiro olhou para mim, surpreendido. Sabia o que ele estava a pensar. Eu parecia uma jornalista americana – nenhuma mulher liberiana que tivesse um mínimo de respeito por si própria usaria botas de caminhada – mas falava inglês liberiano?

– Ma, como se chama? – perguntou o porteiro.

– Helene Cooper.

Ele sorriu, voltou-se e saiu do quarto, fechando a porta suavemente atrás de si.

Sentei-me na cama, finalmente sozinha, e respirei fundo.

Nas últimas semanas, refugiara-me nos formalismos: tratar do voo, encontrar um sítio onde ficar, obter um visto liberiano, organizar-me, instalar o telefone-satélite para o poder utilizar no meu novo computador portátil – o anterior ficara esmagado durante o acidente no Humvee, no Iraque – e até, como agora, dar uma gorjeta ao paquete do hotel. Mas a partir daqui havia um número muito menor de coisas para fazer entre o meu aqui-e-agora e aquilo que, na realidade, eu queria fazer.

Todavia, ainda adiei por mais um dia, recorrendo à justificação de que devia encontrar um carro e um motorista para a minha estadia na Libéria. Passei a jornada a fazer o que toda a gente faz em Monróvia: a andar de um lado para o outro. Primeiro, precisei de encontrar alguém disposto a alugar-me o seu carro (a quarenta dólares por dia). Depois, precisei de ir à Imigração para obter o visto de estadia. A seguir, fui à empresa de telemóveis para arranjar um cartão SIM utilizável apenas na Libéria, para o telemóvel que comprara recentemente. Na Libéria não havia linhas de telefone fixas e, por isso, a única forma de comunicar telefonicamente era através de um telemóvel. E carregar a bateria de um telemóvel obrigava a encontrar alguém que dispusesse de um gerador.

Depois de passar um dia inteiro nisto, cheguei exausta ao hotel, onde o recepcionista me entregou um papelinho cor-de-rosa. «Aquele Parker veio cá para a ver», disse-me.

Sorri, sentindo-me, por um momento, outra vez com treze anos. Philip e eu havíamos mantido contacto ao longo dos anos e Richard, o irmão de Philip, que vivia no Gana, continuava a ser um dos meus melhores amigos. Aliás, passei a noite com Richard durante a minha estadia em Accra, quando fiz escala na viagem para a Libéria.

Telefonei a Philip. Ele atendeu-me com uma exclamação: «Cooper!»

Combinámos jantar nessa noite. No meu quarto, tirei o estojo de maquilhagem da bagagem e franzi a testa. Em que estivera eu a pensar, ao fazer as malas? Só tinha rímel e batom. Apliquei os dois, muito cuidadosamente, e encaracolei o cabelo com o ferro de frisar. Depois, desci para o bar do hotel, onde fiquei à espera de Philip. Não podia competir com a maioria das mulheres liberianas que estavam no bar, de saltos altas e saias justas. Os vinte e três anos passados nos Estados Unidos haviam-me feito esquecer um dogma fundamental da mulher liberiana: vestir bem.

Ficha do livro

A Casa da Praia do Açúcar - Em Busca de uma Infância Perdida em África Autor: Helene Cooper
Tradução de Pedro Garcia Rosado
Editor QuidNovi
352 págs., €16,65

Descarregue o capítulo no link ao lado.

Sugerir correcção
Comentar