Torne-se perito

Insólito: placa misteriosa desaconselha banhos no Douro por causa de crocodilos

O resumo das notícias do dia.

Ambiente

Uma misteriosa placa colocada junto ao cais de Miranda do Douro deu origem a uma notícia em Espanha sobre a existência de crocodilos no rio Douro, motivo de espanto geral no lado português. "Portugal proibiu os banhos no rio Douro perante o grave perigo de ataque de crocodilos" assim começa a notícia do jornal espanhol La Opinion de Zamora, que surpreendeu as autoridades portuguesas, inclusive aquelas que aponta como as protagonistas da inusitada histórica. "Nós não temos rigorosamente nada a ver com isso", sublinhou à agência noticiosa Lusa o vice-presidente da Câmara de Miranda do Douro, Américo Tomé, que ainda não conseguiu encontrar uma explicação para o caso.

O autarca diz que já foi enviado um desmentido para o jornal espanhol que escreve que foi a câmara que mandou colocar nas arribas do Douro e junto ao cais a placa que está na origem da história do periódico zamorano sobre os crocodilos.

O sinal em causa foi colocado no embarcadouro para o cruzeiro ambiental de Miranda do Douro bem visível a quem se dirige para o barco, com um fundo amarelo em que sobressai a figura de um crocodilo. Em volta do animal duas frases em inglês: Danger Crocodiles / No swimming (Perigo Crocodilos/Não nadar).

O vice-presidente da autarquia disse estar convencido de que o autor do misterioso sinal será o proprietário do cruzeiro ambiental, um empresário espanhol. O espaço onde foi colocado é de acesso restrito, pelo que, se se confirmar que é de sua autoria, o vice-presidente da autarquia considera que "não é nada cordial que se coloque ali uma coisa dessas".

Américo Tomé considera ainda que se o propósito era impedir os visitantes de tomarem banho, não havia necessidade de recorrer a tal figura, pois na zona já é proibido nadar, desde logo pela proximidade das turbinas da barragem.

Política

O PS chumbou ontem os dois requerimentos, um do PCP que defendia que os enfermeiros despedidos da Linha Saúde 24 fossem ouvidos no Parlamento, e um do BE preconizando a presença da ministra da Saúde na comissão parlamentar para explicar as competências e autonomias dos agrupamentos dos centros de saúde. No primeiro caso, Maria Antónia Almeida Santos (PS) disse que a comissão não se deve substituir à Inspecção-Geral do Trabalho. Relativamente à audição de Ana Jorge, a deputada considerou que não existe ainda um projecto.

Prisões

Um quarto da população prisional tinha, em 2008, doenças infecto--contagiosas, o que corresponde a 2643 reclusos infectados. No entanto, este número tem vindo a decrescer, disse à Lusa o subdirector-geral dos Serviços Prisionais, José Ricardo Nunes. Entre as principais doenças estão a tuberculose, a sida e a hepatite, que afectam 24,8 por cento do total dos reclusos. José Ricardo Nunes salientou que a população prisional tem "especiais carências e vulnerabilidades", mas os serviços prisionais "têm sido capazes de detectar os casos e de intervir para o tratamento".

Saúde

O Sindicato dos Enfermeiros anunciou ontem uma nova greve nacional de dois dias, que tem início no dia 2 de Abril, em resposta à falta de uma contraproposta do Governo para a reestruturação da carreira destes profissionais. O sindicato exigia que o Ministério da Saúde entregasse até segunda-feira a contraproposta. A ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou ontem que o prazo dado pelo Sindicato dos Enfermeiros era demasiado curto, já que a reunião entre os sindicalistas e a tutela aconteceu na quinta-feira. A ministra salientou ainda que o documento só deverá estar pronto no final da semana.

Tecnologia

Uma tecnologia de segurança que permite detectar falhas em programas que protegem páginas de Internet, desenvolvida por um investigador da Universidade de Coimbra, venceu o mais prestigiado galardão mundial na área da fiabilidade dos sistemas informáticos, o William Carter Award, considerado o "Nobel da informática". A tecnologia criada pelo investigador José Fonseca "permite testar ferramentas comerciais de segurança e gera um ataque controlado a um sistema", disse à Lusa Marco Vieira, um dos orientadores do trabalho científico premiado.

Parlamento

O primeiro-ministro, José Sócrates, escolheu o tema genérico do "apoio às famílias" para o debate quinzenal de hoje. Em termos programáticos, Sócrates defende um "aprofundamento das prestações sociais para aqueles que não podem aceder a rendimentos dignos através da actividade económica e para as famílias expostas aos factores de perpetuação da pobreza". A moção do secretário-geral do PS frisa uma "particular atenção à elevação dos rendimentos dos cidadãos com incapacidade absoluta para o trabalho".

Educação

O Tribunal Administrativo do Porto admitiu a providência cautelar interposta pelo Sindicato dos Professores do Norte, que solicitou a suspensão das orientações normativas que o Ministério da Educação tem dado às escolas no âmbito do processo de avaliação. Já a Frente Nacional de Educação vai entregar hoje uma providência cautelar com um objectivo mais amplo: suspender o processo de avaliação de desempenho docente. A FNE argumenta com alegadas ilegalidades e inconstitucionalidades do decreto que simplificou a avaliação.

Sugerir correcção