Eurovisão proíbe canção "anti-Putin" que Geórgia levava ao Festival da Canção

Foto
O grupo Stephane and 3G cantava em inglês

A organização do Festival da Eurovisão da Canção em Moscovo considerou inaceitável a canção seleccionada pela Geórgia para a próxima edição do concurso, afirmando que os conteúdos implícitos na letra da música não respeitam o regulamento da competição.

A música, cantada em inglês pelo grupo Stephanie and 3G, foi escolhida em Fevereiro, com base no voto de um júri e do público georgiano, para representar o país na próxima edição do concurso da música ligeira europeia que vai ter lugar em Moscovo, a 12 e 14 de Maio.

Em causa está a mensagem implícita no título e no refrão da canção, “We don’t Wanna Put In”. A sua sequência fonética das palavras alude ao nome do primeiro-ministro russo Vladimir Putin e pode ser interpretado em português como “nós não queremos Putin”.

“Segundo as regras da competição, não são permitidas letras, discursos ou gestos de natureza política ou semelhante”, disse à BBC um porta-voz do concurso.

A União de Radiodifusão Europeia, com sede em Genebra (Suíça), entidade responsável pela organização do concurso, determinou que a Geórgia podia alterar a letra da canção ou então substitui-la por outra.

Mas, segundo a edição "on-line" do jornal britânico “The Times”, a Geórgia decidiu não participar no Festival da Eurovisão. “Decidimos não alterar a letra da canção ou escolher outra. Não vamos a Moscovo e não vamos participar na Eurovisão 2009”, disse Natia Uznadze, a produtora da televisão pública georgiana que organizou o concurso nacional nos quais os telespectadores elegeram a canção representante da Geórgia. “Ainda não estamos esclarecidos do porquê da decisão da Eurovisão. Não recebemos nenhuma explicação concreta”, acrescentou.

Quando, no final do mês de Fevereiro, a Geórgia anunciou o tema que iria representar o país na Eurovisão, motivou reacções da parte de Moscovo. Dmitri Peskov, porta-voz do primeiro-ministro russo, afirmou na altura que a canção representava uma “transmissão de ambições pseudo-políticas” ou “simples 'hooliganismo'”.

Segundo a BBC, Vladimir Smirnov, representante do Canal Um, a estação estatal russa que vai transmitir o concurso, garantiu que a estação de televisão não teve qualquer envolvimento na tomada de decisão.

Esta letra com duplo significado chega na sequência dos confrontos armados entre georgianos e russos sobre a província da Ossétia do Sul, em Agosto. Sob as ordens de Vladimir Putin, o exército russo acabou por ocupar grande parte do território georgiano.

Actualizado às 19h39

Inicialmente a Geórgia anunciou que não iria participar na competição de Moscovo, por objecções políticas, mas em Dezembro acabou por recuar na sua decisão.

Sugerir correcção
Comentar