Alemanha, Rússia, Bélgica e França venceram as primeiras medalhas dos Europeus pista coberta
A varista residente em França saltou 4,35m, bateu o recorde pessoal por três centímetros e fez o mesmo resultado de quem a antecedeu na classificação, a recordista alemã Silke Spiegelburg. Porém, passavam oito à final se houvesse lugar a repescagem, como houve, e o facto de ter tido um derrube a mais em alturas precedentes face a ela colocou a portuguesa no nono lugar.
A sua irmã, Elisabete Ansel-Tavares ficou mais longe da qualificação (foi 16.ª) com 4,05m. De manhã, Patrícia Lopes fora eliminada na ronda inicial dos 400m ao acabar quarta na primeira eliminatória, com 54,04s. À tarde Sandra Teixeira teve igual sorte por ter sido oitava e penúltima na primeira meia-final dos 1500m, com 4m18,53s.
Após ter saído o ano passado dos Mundiais indoor de Valência sem uma única medalha, a Alemanha começou da melhor maneira os campeonatos. Na primeira final, a do peso feminino, Petra Lammert, lesionada toda a temporada de 2008, regressou em grande e assegurou a vitória, com 19,66m, a melhor marca mundial do ano, logo ao primeiro ensaio.Denise Hinrichs, a campeã germânica de 2009, foi respondendo e aproximou-se no último lançamento, com 19,63, um máximo pessoal que lhe deu a prata.
No pentatlo, a russa Anna Bogdanova confirmou o seu favoritismo, concluído com 4761p. As duas medalhas restantes foram para a holandesa Jolanda Keizer (4644p) e para a francesa Antoinette Djimou (4618p), ambas com os seu melhores totais.
A surpresa maior viria na final feminina dos 60m barreiras. Na falta das tradicionais melhores europeias, triunfou a belga Eline Berings, com um novo recorde nacional de 7,92s. Foi graças a ele que Berings conseguiu relegar a checa Lucie Skrobáková (7,95s, também recorde nacional) para segunda e a antiga campeã mundial indoor de 2006, a irlandesa Derval O´Rourke (7,97s) para terceira.
A derradeira final do dia foi a de 60m barreiras masculina, em que regressou ao grandes momentos o francês Ladji Doucouré, para vencer com o mesmo tempo (7,55s) o campeão de há dois anos, o holandês Greg Sedoc. O principal favorito, o russo Yevgeniy Borisov, terminou no quinto posto (7,64s).