Transportes

Obras condicionam circulação de comboios na Linha da Lousã este fim-de-semana

A circulação de comboios na Linha da Lousã vai ser condicionada durante este fim-de-semana, devido "a obras a cargo da empresa gestora da infra-estrutura ferroviária", informa a CP em comunicado.

A circulação vai estar interrompida entre as 08h00 de amanhã e as 18h00 de domingo, período durante o qual os comboios vão ser substituídos por autocarros.

"Os autocarros [entre Serpins e Coimbra Parque] vão ter paragens nas estações e apeadeiros e irão cumprir os mesmos horários que os comboios", explica uma fonte da CP contactada pela Lusa, sendo que "os clientes que tenham, por exemplo, passe não vão ser onerados pelo simples facto de a CP substituir o comboio pelo autocarro".

As obras na Linha da Lousã estão a cargo da empresa que gere a infra-estrutura ferroviária nacional - REFER -, que "vai transformar a Linha da Lousã num sistema de metro de superfície - Metro Mondego", esclarece uma fonte da REFER.

A mesma fonte refere que se "prevêem mais cortes futuros de circulação na Linha da Lousã".

A intervenção no Ramal da Lousã será divida em três empreitadas - Serpins-Miranda do Corvo, Miranda do Corvo-Alto de S. João e Alto de S. João-Coimbra Parque -, prevendo-se que estejam concluídas em 2011.

A conclusão da futura linha que ligará a Baixa de Coimbra ao Hospital Pediátrico está prevista para finais de 2013 ou início de 2014.