Advogado António Maria Pereira, pai dos direitos dos animais em Portugal, morreu hoje

Foto
António Maria Pereira Dulce Fernandes

O advogado António Maria Pereira, advogado, ex-deputado pelo PSD e "pai dos direitos dos animais em Portugal" morreu hoje, aos 84 anos, informou fonte do Partido Social Democrata à Lusa.

Os ex-bastonários da Ordem dos Advogados José Miguel Júdice e António Pires de Lima salientaram o papel de relevo que António Maria Pereira desempenhou no exercício da profissão e na defesa dos Direitos Humanos.

"A ele devo ser advogado e foi com ele que aprendi a essencialidade da luta pelos Direitos Humanos", disse à Lusa José Miguel Júdice, que integra a mesma sociedade de advogados à qual pertencia António Maria Pereira.

Também em declarações à Lusa, António Pires de Lima lembrou António Maria Pereira como um "homem de grande coerência" e com "uma elegância fora do normal", que sobressaiu na profissão pelo "conhecimento e lealdade para com todos os colegas".

Pires de Lima recordou ainda António Maria Pereira como um "homem de grande visão" e um causídico que sempre se bateu pelos "princípios deontológicos".

Pires de Lima evocou ainda António Maria Pereira como um advogado de "qualidade" ligado ao Direito Comercial e ao Direito Civil e que "teve com paixão a defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos dos Animais".

"Pai dos direitos dos animais em Portugal”

O falecimento de António Maria Pereira, considerado o "pai dos direitos dos animais em Portugal", foi considerada uma perda "muito violenta" para os membros da associação Animal, que o lembram como o autor da primeira lei de defesa dos animais.

Para os membros da Animal, o dia da morte do homem que "aos 79 anos se tornou vegetariano" é de "luto".

"É uma perda muito violenta e muito lamentada. Foi o pai dos direitos dos animais em Portugal e o autor da primeira lei de direitos dos animais na Assembleia da República, que foi ridicularizada pelos colegas", recordou Miguel Moutinho, da Animal, referindo-se ao diploma aprovado em 1995, que veio proibir, nomeadamente, o tiro aos pombos.

António Maria Pereira foi um "político progressivo" com um "vigor intelectual", um "homem comprometido com a Justiça e com os animais", mas também "uma referência pessoal" para Miguel Moutinho.

António Maria Pereira recebeu várias condecorações e louvores ao longo da vida

António Maria Pereira nasceu a 12 de Fevereiro de 1924, licenciou-se em 1948 em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e estava inscrito na Ordem dos Advogados Portuguesa desde 1950.

Do seu currículo consta, nomeadamente, que foi deputado à Assembleia da República entre 1987 e 1995, onde também desempenhou as funções de presidente da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros de 1991 a 1995.

Recebeu várias condecorações e louvores, como a Legião de Honra, Mérito e Economia Nacional (França).

Sugerir correcção
Comentar