PS aprova projectos para promover bicicleta mas chumba plano nacional de ciclovias

Foto
Em relação às ciclovias, o Governo não quer imiscuir-se na esfera de competências dos municípios Paulo Pimenta (arquivo)

O PS vai viabilizar os projectos do Bloco de Esquerda (BE) e de "Os Verdes" (PEV) para estimular a utilização de bicicletas como meio de transporte, mas vai "chumbar" o diploma para criar uma rede nacional de ciclovias. A Assembleia da República debateu hoje vários diplomas, do BE e do PEV, quanto aos meios de "transporte suave", como a bicicletas, em que se gerou um quase consenso, do CDS-PP ao Bloco.

Isabel Jorge, deputada do PS, anunciou que a maioria socialista irá chumbar o projecto de lei do BE com vista a criar uma rede nacional de ciclovias, dado que, se fosse aprovado, o Governo estaria a "imiscuir-se na esfera de competências dos municípios". Quanto às propostas de alteração do Código da Estrada, para dar maior segurança aos ciclistas, do PEV e BE, vão todas baixar à comissão para discussão.

Os socialistas vão igualmente votar os projectos de resolução de “Os Verdes” e dos bloquistas para promover a bicicleta como meio de transporte. Todas as bancadas reconheceram a importância ambiental e até energética da utilização da bicicleta como meio de transporte em meio urbano. Francisco Madeira Lopes, deputado do PEV, manifestou a vontade de debater, em comissão, na especialidade, as propostas dos partidos.

Sugerir correcção
Comentar