O que vamos ler em 2009

Foto

Inéditos de Nabokov, Herberto, o bicentenário de Allan Poe, a crise explicada por Paul Krugman

Ofício Cantante - Poesia Completa
Helberto Helder
Assírio & Alvim
Janeiro

"Ofício Cantante" foi o título escolhido para a primeira publicação, em 1967, de poemas reunidos do autor, na colecção Poetas de Hoje, da Portugália Editora. É o título agora recuperado para a sua poesia completa. Para além de inéditos (e outros poemas retrabalhados) incluem-se os poemas do já esgotado "A Faca Não Corta o Fogo -Súmula & inédita", considerado pelo Ípsilon o melhor livro de 2008.

A Solidão dos Números Primos
Paolo Giordano
Bertrand
Janeiro

É o primeiro romance do italiano Paolo Giordano (nasceu em 1982) que está a fazer o doutoramento em Física de Partículas, recebeu o Prémio Strega e uma menção honrosa no Orémio Campiello. Uma história por onde passam os tormentos da adolescência, a solidão, a culpa e a expiação.

Proust era um Neurocientista
Jonah Lehrer

Lua de Papel
Março

Para António Damásio este livro é "uma admirável aplicação da neurociência, de leitura profunda e fascinante". A partir da obra de oito artistas -um pintor, um poeta, um chefe de cozinha, um compositor e quatro romancistas -, Leher mostra como a arte nos revelou verdades fundamentais sobre a mente humana que a ciência só agora começa a desvendar. É uma combinação de biografia, ensaio e rigorosa escrita científi ca.

The Brief Wondrous Life of Oscar Wao
Junot Díaz

DEL-P -Porto Editora
Abril

Finalmente chega a Portugal a obra que valeu a Junot Díaz, dominicanoamericano negro que vive em Paterson, New Jersey, o Pulitzer para melhor romance 2007 e também o prémio do National Book Critics Circle.
Óscar, o protagonista, é um jovem gordo que usa óculos, obcecado por ficção científica e que sonha tornarse o Tolkien dominicano.

Chagrin d'École
Daniel Pennac
DEL-L -Porto Editora
Abril

O autor de "Como um Romance" regressa com este livro que lhe valeu o Prémio Ranaudot 2007.
A partir da sua experiência refl ecte sobre as escolas de hoje. Uma "bomba" sobre os problemas da escola e do ensino, considera o editor português.

La Ninfa Inconstante
Guillermo Cabrera Infante
Quetzal
Maio

Publicação da tradução do primeiro dos romances póstumos e inéditos do autor. A tradução portuguesa, da Quetzal, é a primeira edição mundial do livro, logo após a edição em castelhano. É um livro "admirável, surpreendente, que vai revelar um Cabrera Infante (ainda mais) desconhecido", diz o editor português.
A editora publicará um segundo romance póstumo, e inédito, em 2010.

Poesia Completa
Edgar Allan Poe
Tinta-da-China
Março

Contos Completos
Edgar Allan Poe

Queztal
Abril/Maio

No ano do bicentenário do nascimento do escritor, sai a poesia completa com tradução de Margarida Vale do Gato e ilustrações de Filipe Abranches. E uma edição dos contos completos.

Saschenka
Simon Montefiore
Alêtheia
Junho

O historiador Simon Sebag Montefiore aventurou-se pela ficção e este é o seu primeiro romance inspirado numa história verdadeira.
É a história épica de Sashenka Zeitlin e da sua família judia (da Revolução Russa até 1994, passando pela Rússia de 1939).

Contos Completos I
John Cheever
Sextante
Junho

Depois do romance "Falconer", a Sextante começa a editar os contos do norte-americano John Cheever (1912-1982). Autor de culto nos EUA, escreveu duzentos contos e cinco romances. Com "Contos completos" ganhou o Pulitzer for Fiction e o National Book Critics Circle Award.
Seis semanas antes de morrer, recebeu a medalha nacional para a Literatura da Academia Americana de Artes e Letras.

Poesia Completa
Dylan Thomas

Relógio D'Água
Setembro

É a primeira vez que se publica toda a obra poética do escritor ("Collected Poems") e será traduzida por Maria Adelaide Ramos.

A Rainha no Palácio das Correntes de Ar
III Volume da Trilogia Millennium

Stieg Larsson
Oceanos
Setembro

E depois deste... já não há mais. A série "Millennium", do sueco Stieg Larsson, estava pensada para 10 volumes. Mas o escritor morreu antes de conseguir acabar o quarto.
Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander regressam naquele que para alguns é o melhor da trilogia.

Gabriel García Márquez: Uma Vida
Gerald Martin
Dom Quixote
Setembro

A 21 de Dezembro de 1990 um inglês "atrevido" apareceu sem avisar na casa de García Márquez e disse-lhe que queria escrever a sua biografia.
Nessa altura o autor de "Cem anos de Solidão" lançou-lhe um "Tu estás louco!" Dezassete anos e 300 entrevistas depois foi publicado o livro.

Africa: Altered States, Ordinary Miracles
Richard Dowden
Pedra da Lua
Setembro

Um retrato da África moderna feito por Richard Dowden, director da Royal African Society, e prestigiado jornalista britânico sobre assuntos africanos.
Foi para África como professor, em 1971, regressou a África mais tarde, em 1983, como jornalista do "The Times". É autor de três documentários sobre aquele continente (da BBC e do Channel 4). Chinua Achebe ficou tão impressionado com o livro que quando o autor lhe pediu algumas palavras para a capa, escreveu um prefácio de duas páginas.

Diário Volúvel
Enrique Vila-Matas

Teorema
Outubro

Foi escrito entre o final de 2006 e o princípio de 2008. O seu modo de vida, as suas leituras e a sua escrita estão presentes. O cineasta Pedro Almodóvar considerou o livro "inclassifi cável", mas leu-o como se fosse um romance em que o narrador nos dá informações sobre o protagonista, que por acaso é ele mesmo.

O Homem Sem Qualidades (III Volume)
Robert Musil
Dom Quixote
Outubro

Os volumes I e II de "O Homem sem Qualidades" fi zeram parte das escolhas dos melhores livros de 2008.
A obra que está a ser traduzida por João Barrento, o volume III, o último, será publicado em Outubro.

The original of Laura
Vladimir Navokov

Teorema
Novembro

Há quem considere a publicação deste manuscrito que Nabokov pediu, antes de morrer, que nunca viesse a ser publicado (estava incompleto) como o acontecimento literário de 2009. O filho do escritor tomou a decisão de publicá-lo.

O Tigre Branco
Aravind Adiga
Editorial Presença
Março

O narrador é Balram Halwai, fi lho de um condutor de riquexó, que tem como sonho escapar à pobreza. Escreve sete longas cartas ao primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, a poucos dias da sua visita oficial à Índia. O livro é uma parábola. Divertido e negro ao mesmo tempo, retrata uma Índia injusta e arrebatadora. Venceu o Man Booker Prize 2008.

Moonwalking with Einstein: A Journey into Memory and the Mind
Joshua Foer
Livros D'Hoje
Outubro

Escrito pelo irmão mais novo do escritor Jonathan Safran Foer, este livro irá para as livrarias portuguesas ao mesmo tempo que a edição original. Os direitos para cinema foram comprados antes do livro estar escrito, pela Paramount, e o filme será realizado por Mike White. A Penguin pagou pelo manuscrito uma soma astronómica.

Half of a Yellow Sun
Chimamanda Ngozi Adichie
Asa
Julho

Esta obra da nigeriana Chimamanda Adichie (a viver nos EUA há anos) venceu o Orange Prize 2007 e recebeu o National Book Critics Circle Award.
"Vivamente escrito, a pulsar de vida, 'Half of a Yellow Sun' é um romance notável. Na sua inteligência generosa, como na sua capacidade para o retrato íntimo, este romance é um sucessor digno de clássicos do século XX como 'A Curva do Rio', de V.S. Naipaul, e 'Things Fall Apart', de Chinua Achebe", escreveu Joyce Carol Oates

O Regresso da Depressão Económica e a Crise Actual
Paul Krugman
Editorial Presença
Fevereiro

O olhar incisivo do Prémio Nobel de Economia de 2008 sobre a crise económica actual.
Paul Krugman, economista crítico da administração norte-americana demissionária, regressa ao livro que publicou em 1999 ("The Return of Depression Economics") e actualiza-o face à situação económica actual.

e ainda...

António Lobo Antunes publica novo romance, "Que Cavalos São Aqueles que Fazem Sombra no Mar?" (Dom Quixote)

"Os filhos de Próspero: terceira metade", ficção de Ruy Duarte de Carvalho, sai na Cotovia

De Gonçalo M. Tavares, "Breves Notas Sobre as Ligações (Llansol, Molder e Zambrano)", Relógio D'Água, e "O senhor Salinger" na Caminho (o escritor lança ainda nova linha de ficção na DEL-P da Porto Editora)

Depois do Grande Prémio APE, Francisco José Viegas regressa com o romance "O Mar em Casablanca" (DEL-L Porto Editora)

Fernando Pinto do Amaral ("O Segredo de Leonardo Volpi") e Maria Teresa Horta ("As Luzes de Leonor") publicam os seus primeiros romances na Dom Quixote

Novo livro de Jorge Listopad, "Deslizamento" (Quidnovi)

Na Dom Quixote sai "Nuno Bragança: Obra Completa" (inclui um inédito, um texto de teatro radiofónico, "A Morte da Perdiz") e haverá novos romances de Nuno Júdice ("Os Passos da Cruz"), João de Melo ("A Divina Miséria"), Rui Cardoso Martins ("Deixem Passar o Homem Invisível") e Artur Portela ("O Café Istmania")

Autores lusófonos: José Eduardo Agualusa ("Barroco tropical", Dom Quixote), Pepetela ("O Planalto e a Estepe", Dom Quixote), Mia Couto ("Interivenções", na Caminho), Ondjaki - livro de poesia: "Materiais para a confecção de 1 espanador" (Caminho)

Novidades dos brasileiros Milton Hatoum ("Órfãos do El Dorado", Teorema), Bernardo Carvalho com um romance na Cotovia e "O Dia Mastroiani", de João Paulo Cuenca (Caminho)

"A Professora de Abstinência" de Tom Perrotta, será publicado pela Bico de Pena que lançará também, de Armistead Maupin, "Michael Tolliver Está Vivo"

A Bico de Pena publica David Sedaris, um dos escritores de humor de maior sucesso dos EUA: "Diário de Um Fumador", colecção de ensaios sobre a morte, e "Vestido de Domingo", contos sobre a família

"Patagónia Revisitada" de Bruce Chatwin e Paul Theroux (Quetzal) é uma primeira edição portuguesa de um livro de culto

A Quetzal dá início a uma colecção de mestres contemporâneos da literatura árabe (Maio), com os romances do argelino Mohammed Dib, do marroquino Mohammed Leftah, dos libaneses Elias Khoury e Hoda Barakat e do jordano Abdelrahman Munif

Na Cavalo de Ferro "Contos dispersos", de Flannery O'Connor, "Os Peixes Podem Cantar", de Halldor Laxness, "A volta ao dia em 80 mundos", contos de Julio Cortázar

Na Esfera dos Livros sai novo livro de Irene Pimentel e "A Grande História de Portugal" coordenada por Rui Ramos

"A Máscara do Comando" de John Keegan, "O Lóbi de Israel", de Mearsheimer e Walt, "História da Primeira República Portuguesa" com coordenação de Fernando Rosas e Fernanda Rollo, "História Virtual Portuguesa" com coordenação de Rui Ramos e Fernando Martins, "História de Angola" de René Pélissier e Douglas Wheeler vão sair na Tinta-da-China; bem como as entrevistas da "Paris Review" e o "Diário de Cuba e da Bolívia", de Che Guevara e "Os Censores", de Rui Tavares.

Finalmente é publicado em Portugal o catalão Quim Monzó: "Gasolina" (Teorema)

Na Antígona, nova tradução de Manuel de Freitas de "Os Cantos de Maldoror" -edição ilustrada

Na Casa das Letras: "Fidel e Che", de Simon Reid-Henry, "Commonwealth", de Jeffrey Sachs e "O Regresso da História", de Robert Kagan

"The Secret Scripture", de Sebastian Barry, que acaba de receber o Costa Award para melhor romance, sai na Bertrand

Na Asa, ao mesmo tempo da edição norteamericana, será publicado "Invisible" de Paul Auster. E ainda "Arlington Park" de Rachel Cusk e "Deaf Sentence" de David Lodge

"Conversas com o Carrasco" de Kazimierz Moczarski na Pedra da Lua

A Oceanos reedita "Poesia" de Cristóvam Pavia

O mais recente de John Updike, "The Widows of Eastwick", sairá na Civilização

"Os Grophes" de Tom Sharpe, "The Indian Clerk", de David Leavitt, "Something To Tell You" de Hanif Kureishi na Teorema

Na Oficina do Livro: "13 gotas ao deitar" de Alice Vieira, Luísa Beltrão, Catarina Fonseca, Leonor Xavier, Rita Ferro e Rosa Lobato de Faria (romance a várias mãos femininas).