"Pai" da expressão "alterações climáticas" vence I Prémio Fonteiras do Conhecimento da Fundação BBVA

Foto
Broecker considera necessário começar a retirar CO2 da atmosfera Sukree Sukplang/Reuters

Dos mais de 500 artigos científicos que Wallace Smith Broecker publicou há um, da revista "Science" de 1975, que se destaca. Nele utilizou, pela primeira vez, a expressão "alterações climáticas" e alertou para o risco de sobre-aquecimento do planeta devido à emissão de gases com efeito de estufa (GEE). Ontem, este professor da Universidade de Columbia, Nova Iorque, recebeu o I Prémio Fonteiras do Conhecimento da Fundação BBVA.

"Fui o primeiro a pô-la (a expressão) num artigo, em 1975, mas não gostaria nada de ser recordado por isso (...). Espero que a minha contribuição para a Ciência seja maior do que ter juntado duas palavras", comentou Broecker, 77 anos, ao jornal espanhol "El País".

Broecker também terá sido o primeiro a avançar uma teoria sobre o impacto do aquecimento global na corrente oceânica que regula a temperatura do planeta.

Segundo o jornal, este cientista lamenta que nos últimos 30 anos desde o seu artigo "se tenha falado muito mas pouco se tenha feito" para estabilizar as concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. George W. "Bush foi abominável, uma vergonha e tenho esperanças na equipa de (Barack) Obama".

Na sua opinião, a aposta em "todas as renováveis" não é suficiente para combater as alterações climáticas; "temos de começar a encontrar maneiras de retirar CO2 da atmosfera". Nas suas palavras, "precisamos de árvores artificiais que tirem CO2 da atmosfera. Na minha universidade, Klaus Lackner já desenvolveu esse dispositivo metálico que captura o CO2. São mil vezes mais potentes que as árvores naturais a absorver CO2", citou o "El País".

O prémio da Fundação BBVA é de de 400 mil euros.

Notícia corrigida às 12h18.
Sugerir correcção
Comentar