Carregado quer passagem do TGV mais próxima do Tejo

a A Assembleia de Freguesia do Carregado defende a escolha do traçado mais próximo do rio Tejo, também mais afastado da vila e da sua zona industrial, para o troço da futura rede de alta velocidade (TGV) entre o Norte do concelho de Vila Franca de Xira e o Norte do município de Azambuja, que está em consulta pública até sexta-feira.O órgão deliberativo local aprovou, por unanimidade, uma proposta de parecer sobre o estudo de impacte ambiental que avalia quatro traçados alternativos. Para os eleitos carregadenses, a escolha terá que incidir sobre os eixos 1 ou 1 A (situados mais a este) e as opções 2 e 3 são inaceitáveis, porque passariam a menos de 100 metros da maior escola da vila.
O parecer da Assembleia de Freguesia do Carregado começa por manifestar a sua "total discordância" com a opção do Governo pela construção de uma linha de TGV entre Lisboa e o Porto, considerando que "os custos [ambientais e económicos]" serão "completamente injustificados", tendo em conta as vantagens que se poderiam também alcançar com uma aposta no "melhoramento de alguns troços da Linha do Norte" que permitisse desenvolver o "serviço de velocidade elevada do tipo pendular".
"Os impactes positivos globais (TGV) aparecem sobrevalorizados numa tentativa falhada de justificação do projecto", acrescenta a Assembleia do Carregado - a freguesia mais populosa do concelho de Alenquer, com cerca de 12 mil habitantes -, salientando que, entre as quatro alternativas em apreço, a que "parece menos gravosa", nomeadamente em termos de ruído, é o eixo 1.
O parecer sublinha que as alternativas 2 e 3 "são de tal forma negativas que parece terem sido apresentadas apenas com o objectivo de justificar a escolha pelo eixo 1 ou 1 A" e acrescenta que os eleitos locais não podem perspectivar sequer a possibilidade de passagem desta linha de alta velocidade (prevista nas opções 2 e 3) "num espaço canal de 100 metros existente entre a Escola Básica Integrada e a Auto-estrada do Norte".
Frisando que aquele estabelecimento de ensino é frequentado por cerca de 300 crianças e jovens, o documento sustenta que "os níveis de ruído a que estaria submetida esta escola seriam inadmissíveis". A Assembleia de Freguesia salienta ainda que estas alternativas 2 e 3 "colidem com a zona industrial e o património histórico dos marcos da antiga estrada real, com enorme simbologia para a freguesia do Carregado".
12 mil
habitantes tem a freguesia do Carregado, a mais populosa do concelho de Alenquer, que agrupa outras 15 freguesias

Sugerir correcção