Ovarense ganhou Supertaça de basquetebol pela terceira vez consecutiva

Foto
O ovarense tornou-se recordista da Supertaça de basquetebol Adriano Miranda (arquivo)

A Ovarense ergueu hoje pela terceira vez consecutiva a Supertaça de basquetebol, oitava da sua sala de troféus, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 77-63, em Lordelo, Paredes.

A tricampeã nacional, última vencedora da extinta Liga profissional, derrotou o Vitória de Guimarães, vencedor da Taça de Portugal da época passada, e confirmou com naturalidade o estatuto de favorita, tornando-se recordista da prova (oito títulos, mais um do que o Benfica).

Salvo duas situações em que o Vitória de Guimarães esteve a vencer, no início do segundo período, a Ovarense, defensivamente muito forte, controlou o jogo desde o início e chegou a deter uma vantagem de 21 pontos, aos 68-47.

O encontro começou com as equipas a acumular erros e a falhar na concretização, mas com a Ovarense a chegar aos oito pontos de vantagem, aos 10-2, muito por culpa de dois “triplos” de Mário Fernandes.

O Vitória de Guimarães, corrigindo aspectos defensivos e mais eficaz nos lançamentos, reagiu e encurtou para a margem mínima no final do primeiro parcial, que a Ovarense venceu por 17-16.

No início do segundo parcial, o Vitória passou para a frente do marcador pela primeira vez, aos 18-17, mas a Ovarense, depois de anular nova desvantagem, aos 22-20, embalou para uma série de nove pontos consecutivos.

A Ovarense, com John Waller em evidência, estabeleceu uma diferença de dez pontos, aos 34-24, a maior até então, e esticou essa vantagem aos 12 pontos no final do segundo período, que terminou aos 42-30.

Três lançamentos consecutivos concretizados por John Waller, Nuno Manarte e Rolan Roberts, no início do terceiro período, elevaram a diferença para 18 pontos, aos 48-30, e cavaram um fosso praticamente intransponível.

O Vitória, tirando partido de algum relaxamento da formação de Ovar, aproveitou para, com uma série de 15 pontos marcados contra apenas cinco sofridos, reduzir a desvantagem para apenas oito aos 53-45.

A Ovarense “voltou” ao jogo e o terceiro período terminou com os tricampeões a vencerem por 64-46, gerindo uma vantagem média de 18 pontos, para o triunfo no jogo, que terminou aos 77-63.

O vimaranense Louis Graham, com 23 pontos, foi o jogador mais concretizador da Supertaça, seguido de perto pelo vareiro John Waller – considerado o homem do jogo – com 19. Rolan Roberts (Ovarense) somou 16 pontos, e Donte Minter (Vitória), 13.

Ficha do jogo

Jogo no Multiusos de Lordelo, Paredes.

Vitória de Guimarães-Ovarense, 63-77. Ao intervalo: 30-42.

Sob a arbitragem de José Araújo (Lisboa), Fernando Rocha (Porto) e Jorge Cabral (Porto) as equipas alinharam e marcaram com os seguintes jogadores:

Vitória de Guimarães

: Julian Blanks (13), Louis Graham (23), Ricardo Pinto (6), Fernando Neves (5) e Donte Minter (14), cinco inicial. Jogaram ainda Carlos Fechas, Ricardo Correia, Pedro Silva, Pedro Tavares, Sérgio Correia (2).

Ovarense

: Rui Mota (2), John Waller (19), Miguel Miranda (9), Mário Fernandes (6) e Marc Mazur (2), cinco inicial. Jogaram ainda Nuno Cortez (9), Pedro Azevedo (2), Nuno Manarte (5), André Pinto (7), Rolan Roberts (16).

Marcha do marcador

: 16-17 (10 minutos), 30-42 (20), 46-64 (30) e 63-77 (40).

Assistência

: cerca de 1700 espectadores.

Sugerir correcção
Comentar