Ángel Campos Pámpano ganha Prémio Eduardo Lourenço 2008

O poeta espanhol Ángel Campos Pámpano recebe quinta-feira, na Guarda, o Prémio Eduardo Lourenço 2008, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

O prémio, que tem o nome do mentor e presidente honorário do CEI, no valor pecuniário de dez mil euros, será entregue na sessão solene comemorativa do Dia da Cidade, agendada para as 12h00.

Segundo o CEI, o galardão, que vai na quarta edição, destina-se a distinguir "personalidades ou instituições de língua portuguesa ou língua espanhola que tenham demonstrado intervenção relevante e inovadora na cooperação transfronteiriça e na promoção da identidade e da cultura das comunidades ibéricas".

Este ano, o júri, presidido pelo reitor da Universidade de Salamanca (Espanha), deliberou atribuir o prémio a Ángel Campos Pámpano (San Vicente de Alcántara, Badajoz, 1957), cuja candidatura foi apresentada pela Junta da Extremadura.

"O júri valorizou o destacado papel do candidato nas relações e conhecimento cultural luso-espanhol através da tradução, edição e criação poéticas, a par da docência e da dinamização de iniciativas culturais transfronteiriças", adiantou fonte do CEI.

Ángel Campos Pámpano é poeta, tradutor, editor e professor, director da revista bilingue 'Espacio/Espaço Escrito', traduziu poetas como Fernando Pessoa, António Ramos Rosa, Carlos de Oliveira, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andersen, Ruy Belo e Al Berto, entre outros.

Em 2006 foi-lhe concedido o Prémio de Tradução Giovanni Pontiero pela edição de "Nocturno Mediodía" e em 2005 recebeu o Premio Extremadura a la Creación pelo livro "La semilla en la nieve".

"Por ser um autor da fronteira, a sua obra poética evidencia a influência de autores portugueses e é reconhecida pela sua qualidade, modernidade e vivacidade", refere a fonte.

Sugerir correcção
Comentar