Unicepe é uma "comunidade de afectos" há 45 anos

a Foi há precisamente 45 anos que um grupo de estudantes fundou aquela que é hoje a única cooperativa do género no Porto. A Unicepe, Cooperativa livreira de estudantes do Porto, surgiu num ambiente muito característico da década de 60, na sequência da revolta académica dos estudantes da Universidade de Coimbra de 1962 e num contexto citadino e nacional pouco propício à livre circulação de ideias e de livros. Foi a então Comissão de Consciencialização quem assumiu o desafio e o risco da sua criação. E como 45 anos não é uma data despicienda, a Unicepe vai comemorar a efeméride com música tradicional portuguesa (o grupo de fados é da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e com música, digamos, menos tradicional: Lurdes Novo "Variações" vai interpretar canções, no estilo a cappella, do seu irmão António Variações. A festa decorre nas velhas instalações da cooperativa, na Praça de Carlos Alberto.
Rui Vaz Pinto, presidente da direcção da cooperativa há oito anos e membro de sucessivas direcções há 30, atribui a longevidade da Unicepe ao facto de esta ser, sobretudo, uma "comunidade de afectos". Neste momento, a cooperativa está a tentar juntar novos cooperantes aos cerca de 6900 que já possui. A entrada para a cooperativa pode ser efectuada mediante uma inscrição pelo preço de 15 euros, com a vantagem de permitir usufruir de algumas regalias por pertencer a esta comunidade de leitores. A tentativa de relançamento surge após um período de perda de associados, devido às obras no âmbito da Porto 2001 e ao abandono de que foi vítima, nos últimos anos, a Baixa do Porto.
Os livros de poesia e o romance português são as principais especialidades desta livraria, na qual podem ser encontradas obras já indisponíveis na esmagadora maioria das livrarias da cidade. Além disso, a Unicepe mantém a venda de discos e continua a organizar tertúlias mensais (já vai na 94.ª). O seu site (www.unicepe.com) aloja crítica de filmes e de livros e é semanalmente actualizado.
19
de Novembro de 1963 é a data da fundação da Cooperativa livreira de estudantes do Porto, conhecida como Unicepe

Sugerir correcção