O mais jovem monarca do mundo coroado rei do Butão

Foto
A coroação do quinto rei herdeiro da nação budista aconteceu em função das previsões de vários astrólogos, que determinaram que o dia 6 de Novembro era a jornada mais auspiciosa para a cerimónia Desmond Boylan/Reuters

O novo rei do Butão foi hoje coroado numa cerimónia sumptuosa realizada naquela região isolada dos Himalaias. Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, de 28 anos, educado em Oxford, torna-se assim o mais jovem monarca do mundo.

O jovem rei estava já à frente dos destinos do país desde que o seu pai abdicou, em 2006, fazendo transitar o Butão para uma monarquia constitucional.

Em Março, o Butão contou com as primeiras eleições para um novo parlamento, elegendo então o primeiro-ministro Lyonchhen Jigmi Y Thinley.

A coroação do quinto rei herdeiro da nação budista aconteceu em função das previsões de vários astrólogos, que determinaram que o dia 6 de Novembro era a jornada mais auspiciosa para a cerimónia. O Butão, onde vivem 600 mil pessoas, dá muita importância a um bom balanço entre o mundo espirutual e o mundo material e mesmo o governo já se comprometeu com o princípio real conhecido por "Produto Interno de Felicidade".

Milhares de dignitários estrangeiros, incluindo o Presidente da Índia, deslocaram-se ao Butão para assistirem à coroação.

A coroa foi depositada na cabeça do novo rei pelo seu pai, Jigme Singye Wangchuck, 52 anos, que abdicou do poder em 2006 como parte de um plano de cinco anos que tem como objectivo introduzir lentamente a democracia no país.

Sonam Phuntsho, um funcionário público, disse à AFP estar contente com a coroação do novo rei, estimando que o jovem monarca é "inteligente e um homem decente" e que "consegue cativar as pessoas".

O primeiro-ministro tinha já indicado que a coroação de Wangchuck irá consolidar a "soberana independência e a segurança" do país, ao mesmo tempo que irá "promover a unidade, a harmonia e a paz no reino".

Sugerir correcção
Comentar