Barack Obama é o novo Presidente dos Estados Unidos

Foto
Barack Obama Jason Reed/Reuters

Barack Obama foi hoje eleito o 44.º Presidente dos Estados Unidos da América, quando os relógios marcavam 04h00 em Portugal, de acordo com as projecções avançadas pelas televisões americanas.

O senador do Illinois torna-se assim o primeiro Presidente afro-americano dos Estados Unidos depois de uma vitória histórica contra o seu rival republicano John McCain, de 72 anos.

Obama conseguiu resistir a umas renhidas primárias frente à candidata Hillary Clinton e acabou por se transformar num fenómeno de popularidade nos EUA e em todo o mundo.

Barack Hussein Obama, de 47 anos, prestará juramento no dia 20 de Janeiro de 2009.

O próximo Presidente terá que lidar no imediato com uma série de questões urgentes com que se debate a Administração americana, incluindo a crise económica, o fim da guerra no Iraque e a reestruturação do sistema de saúde nos EUA.

No campo da Política Externa, Barack Obama terá igualmente que enfrentar uma série de "dossiers quentes" como o da desnuclearização do Irão, o conflito israelo-árabe e a constante atitude de desafio da Coreia do Norte.

Quando foi anunciada a vitória do senador democrata, cerca de um milhão de pessoas reunidas no Parque Grant, em Chicago, gritou em uníssono o nome de Barack Obama e o "slogan" eleitoral "Yes, we can".

Esperam-se em breve as declarações de vitória de Obama e o discurso de derrota de John McCain.

Sugerir correcção
Comentar