Nadador português que atravessou o Canal da Mancha vai ser homenageado em Inglaterra

Foto
Jurista de profissão, o atleta fez a travessia em nove horas e meia PÚBLICO

O nadador Miguel Arrobas vai ser homenageado amanhã, em Inglaterra, pela melhor marca do ano na travessia dos cerca de 34 quilómetros do Canal da Mancha, entre Shakespeare's Cliff, na cidade britânica de Dover, e a costa francesa.

Jurista de profissão e nadador olímpico em Barcelona 1992, o português de 34 anos, que, a 7 de Agosto, fez a travessia em nove horas e meia, vai receber, na autarquia de Dover, os troféus referentes ao melhor tempo de 2008 e melhor registo masculino do ano.

Na altura, o nadador da Associação de Nadadores dos Estoris tornou-se o segundo português a concluir aquela que é considerada a prova rainha mundial da natação de águas abertas, por ser um percurso longo, com correntes fortes e temperaturas baixas. O primeiro português a conseguir a façanha foi Baptista Pereira, que, em 1954 e 1959, conseguiu os tempos de doze horas e 25 minutos e treze horas e doze minutos, respectivamente.

A 15 de Agosto, o colega de treino e aventuras de Arrobas, Nuno Vicente, também completou o percurso, mas em onze horas e 36 minutos.

O recorde absoluto da travessia está na posse do búlgaro Petar Stoychev, que, em 2006, fez o percurso em seis horas e 57 minutos.

Sugerir correcção
Comentar