Filme de animação "Cães Marinheiros", de Joana Toste, no Festival de Leipzig

Foto
Baseado num conto enigmático do poeta Herberto Hélder, "Cães Marinheiros" conta a história de um casal de cães que tem um marinheiro para lhes guardar o jardim DR

O filme de animação "Cães Marinheiros", de Joana Toste, em co-autoria com André Ferrão, foi seleccionado para o 51.º Festival de Documentários e Filmes de Animação de Leipzig, a mostra mais importante deste género na Alemanha.

A obra da realizadora portuguesa será exibida no sábado, no Cinema Astoria, na secção "Panorama Internacional Filmes de Animação 3" do tradicional certame leste-alemão.

Baseado num conto enigmático do poeta Herberto Hélder, "Cães Marinheiros" conta a história de um casal de cães que tem um marinheiro para lhes guardar o jardim.

Em 2007, ano em que foi produzido pela Filmógrafo, nos estúdios de animação do Cine-Clube de Avança, o filme foi premiado duas vezes no Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, CINANIMA 07.

No mesmo ano, foi pré-seleccionado para o Cartoon d'Or, o mais prestigiado galardão do género, em Bruxelas. Em Fevereiro de 2008, "Cães Marinheiros" foi também seleccionado para a competição oficial do ANIMA 2008, na capital belga.

Joana Toste, 38 anos, estudou pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes, animação na Tobistoon e é licenciada em desenho industrial. Além de "Cães Marinheiros", já realizou outros filmes de filmes de animação, como "Pin-Toc-Nham", A Dama da Lapa", Menu" e "Serão".

Sugerir correcção
Comentar