Terceiro livro da saga "Eragon" lançado amanhã

Foto
A tiragem inicial de "Brisingr" será de 30 mil exemplares DR

Apenas uma semana depois de ter sido apresentado nos EUA, Reino Unido e Canadá, "Brisingr" ("Fogo", na Língua Antiga) é lançado amanhã no Castelo de São Jorge, em Lisboa (19h), e no átrio da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim (23h50).

O livro que deveria encerrar a trilogia da saga "Eragon" ou "Trilogia da Herança", com um total de 12,5 milhões de exemplares vendidos, tem assim como primeira tradução a língua portuguesa. Mas, afinal, "Brisingr" não encerrará a trilogia. Iremos estar perante o insólito de uma “trilogia” com quatro livros!

Explicação do autor: “Para ser fiel às minhas personagens e desenvolver todas as pontas do enredo, e também para responder a todas as questões ainda no ar levantadas por 'Eragon' e 'Eldest', precisava de dividir o final da série em dois livros.”

O editor em Portugal, Pedro Reisinho, da Gailivro, não vê qualquer estratégia de marketing neste prolongamento da série, como disse ao PÚBLICO: “Sem dúvida que a história tomou vida própria e seria impossível em apenas três volumes conseguir, com a profundidade, necessária a este tipo de literatura, contar a saga de 'Eragon' e todos os outros personagens que circulam ao seu redor.”

Festa de lançamento em Lisboa e Póvoa do Varzim

O primeiro título, "Eragon" — publicado por Christopher Paolini aos 19 anos, mas que começou a ser escrito aos 15 —, conquistou em Portugal 60 mil leitores, segundo os números da editora que detém os direitos. O segundo volume, "Eldest", terá chegado a um pouco menos de jovens, a 50 mil. A tiragem inicial de "Brisingr" será de 30 mil exemplares, “mas já estão a ser impressos mais 10 mil, visto o livro ter esgotado com as encomendas iniciais dos clientes”, disse Pedro Reisinho. Nos EUA, editado pela Random House, a tiragem de "Brisingr" foi de 2,5 milhões de cópias.

Em ambos os lançamentos de amanhã (Lisboa e Póvoa de Varzim) haverá espectáculos com música, luta de espadas e fogo, onde se tentará recriar o ambiente mágico que os livros evocam. Há prémios para os primeiros fãs que confirmaram a sua presença, além da oferta de exemplares do novo livro.

Em Lisboa, a apresentação de "Brisingr" será feita por Carolina Patrício (Disney Kids). Na Póvoa de Varzim, o filme "Eragon", de Stefen Fangmeier, será projectado na galeria da biblioteca às 22h. Ambas as iniciativas são de entrada livre. "Brisingr" tem 832 páginas e custa 19,90 euros.

Sugerir correcção
Comentar