Cerâmica Ceres, de Coimbra, retoma actividade após dois anos parada

A empresa de cerâmica Ceres, de Coimbra, retoma a laboração daqui a uma semana depois de dois anos fechada, com 50 operários, e pretende empregar mais cem até ao final do ano, foi hoje anunciado num plenário de trabalhadores.

A Ceres encerrou em Julho de 2006, tendo, na altura, os cerca de 200 trabalhadores suspendido os contratos. Destes, entre 150 e 160 poderão regressar à empresa.

A produção será retomada em três fases, prevendo-se que em Outubro sejam readmitidos mais 35 trabalhadores e os restantes em Novembro ou Dezembro, disse hoje à Lusa Jorge Vicente, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmicas, Cimento, Construção, Madeiras, Mármores e Similares da Região Cento.

"Há uma base financeira que permite reabrir a empresa", acrescentou, referindo que a mesma possui uma dívida de 6,8 milhões de euros, mas um património de 20 milhões de euros.

A empresa de azulejos e sanitários pretende virar-se para as exportações, nomeadamente Espanha, França e Inglaterra, referiu.

A maioria dos operários - sublinha o dirigente sindical - são mulheres, algumas com vários anos de trabalho no sector da cerâmica e com "dificuldades em se adaptarem a outras áreas". "Alguns dos trabalhadores já terminaram o subsídio do desemprego e estavam em dificuldades financeiras", concluiu o sindicalista.

Sugerir correcção
Comentar