Freguesia de Alcântara tem duas piscinas fechadas

a A Piscina Baptista Pereira, também na freguesia de Alcântara, "mandada construir pelo então presidente da câmara João Soares e depois mandada encerrar no mandato de Santana Lopes", é também razão de "preocupação" para a vereadora Rita Magrinho, e para o presidente daquela junta de freguesia. José Godinho afirmou que "é absurdo que existam duas piscinas na freguesia e que nenhuma delas esteja em funcionamento". O autarca considerou mesmo "escandaloso" que, a partir do momento do encerramento das piscinas na Avenida de Ceuta, "muitos utentes que tinham pago a mensalidade para três meses nunca tenham visto o seu dinheiro devolvido", e acrescenta que na sua freguesia "as crianças com deficiência têm agora que se deslocar até longe para proceder a tratamentos que exijam hidroginástica". Rita Magrinho discorda também do encerramento desta piscina "que servia uma escola do primeiro ciclo e muita população que não se irá deslocar mais longe para utilizar uma piscina". A vereadora explica que "a situação é mais grave uma vez que a piscina foi mandada construir no âmbito da requalificação do Casal Ventoso para ser depois encerrada".
Na mesma situação, a Piscina dos Olivais encontra-se encerrada, porém, o presidente da Junta dos Olivais refere que "na melhor das hipóteses a piscina de 25 metros, a mais recente, abrirá no Verão do próximo ano". Segundo o autarca, "a piscina está boa, mas os balneários e chuveiros estão vandalizados".
Rita Magrinho explica que esta piscina de 25 metros foi inaugurada em 2000 e confirma que "estava em condições quando foi encerrada, tal como aconteceu com o complexo desportivo onde se situava". A vereadora deu conta de que chegou a existir "um abaixo-assinado com cerca de 6000 assinaturas para que a piscina fosse reaberta". Porém, acrescenta: "Desconheço a situação actual, pois a autarquia apenas falou na recuperação dos balneários." Para a piscina grande dos Olivais, explica, "chegou a existir um projecto feito que não foi aproveitado".
Actualmente, mantêm-se em funcionamento as piscinas do Casal Vistoso, de Alfama, Ameixoeira, Campo de Ourique, Oriente, Penha de França, Rego, Restelo e Vale de Fundão, mas que durante os meses de Julho e Agosto fecharam em períodos alternados. O encerramento deve-se "a questões de manutenção", para as quais este é "o período mais adequado, por ser a altura do ano com menos frequência", explica a CML.
Ainda de acordo com a autarquia, "as piscinas municipais são piscinas interiores, destinadas à prática de natação, estando organizadas em consonância com o ano lectivo".

Sugerir correcção