Nuclear vale maior multa de sempre à Endesa e Iberdrola

a O Governo espanhol prepara-se para aplicar a mais elevada multa de sempre ao sector nuclear, por ocultação da fuga radioactiva na central de Ascó, detida pela Endesa e Iberdrola. O processo sancionatório será aberto em Setembro e a multa pode chegar a 22,5 milhões de euros.Na passada segunda-feira, o Conselho espanhol de Segurança Nuclear recomendou, por unanimidade, ao Ministério da Indústria que aplique quatro sanções graves e duas leves à central nuclear, localizada na Catalunha, o que poderá custar entre nove milhões e 22,5 milhões de euros.
Uma alteração legislativa no final de 2007 multiplicou por 10 o valor destas sanções.
O Governo espanhol, por seu lado, já se manifestou a favor de uma penalização máxima, depois de os responsáveis da central terem ocultado a fuga radioactiva durante cinco meses. O problema foi detectado em Novembro de 2007, mas só foi comunicado às autoridades em Abril seguinte.
O ministro espanhol da Indústria, Miguel Sebastián, promete que a sanção será "contundente". "Estejamos a favor ou contra a energia nuclear, todos concordamos que tem de ser segura, e ser segura significa que não pode sofrer manipulações nem ocultações, pelo que seremos contundentes com a sanção à empresa se considerarmos, como fez o CSN, que houve uma falta grave, de grau máximo, no decurso da sua actividade".
Entre as faltas graves, o CSN entende que uma delas foi de grau máximo: a emissão radioactiva acima dos limites legais para os visitantes, o que só foi possível - diz a autoridade - com a manipulação dos sensores. O CSN também aponta a ausência de procedimentos de segurança, a ocultação da referida fuga e a autorização de saída do local de um camião que continha partículas radioactivas.
22,5
milhões de euros é o valor máximo da multa aplicável à Endesa e Iberdrola e provavelmente o que irão pagar

Sugerir correcção