Maior fabricante mundial de botões é português

Doze milhões de botões estão a ser produzidos todos os dias no Louro, Famalicão, nas três unidades da maior fabricante do Mundo, a Louropel, que em 10 anos trocou o mercado interno pelo externo.

"Somos a maior empresa produtora do Mundo só de botões e fivelas. Há empresas com maiores volumes de negócios, mas porque têm outras actividades", disse o gerente geral da Louropel, Avelino Rego, em entrevista à Lusa.

Fundada há 42 anos por Carlos Rego, pai do actual gerente, a Louropel acompanhou o ritmo de crescimento da indústria têxtil e de confecções do Vale do Ave, que absorvia 85 por cento da produção da fábrica.

Com a recessão desta indústria, a partir dos anos 1990, todos os fabricantes de acessórios têxteis se ressentiram, o que levou a Louropel a mudar de estratégia, investindo em novos equipamentos e processos de produção, que lhe permitissem competir no mercado externo.

"Em 1995, a empresa tinha capacidade excedentária. Começaram a fechar as fábricas têxteis e de vestuário, umas atrás das outras. Fábricas que empregavam 400 e 500 pessoas e faziam cinco mil camisas diárias", recordou Avelino Rego.

"Perante este cenário, tínhamos duas alternativas: ou a empresa se redimensionava ou virávamo-nos para outros mercados. Optámos pela segunda. Tivemos de ter a coragem de fazer novos investimentos, na pior altura", frisou.

Foi iniciado, então, um ambicioso projecto de investimento de mais de dois milhões de contos (10 milhões de euros), através de capitais próprios e de fundos dos segundo e terceiro quadros comunitários de apoio, que incluiu a construção de duas novas unidades, ambas com novos processos de produção.

"Daí surgiram novos contactos, novos clientes, e invertemos os números. Passámos a exportar 85 por cento da produção", referiu o director da empresa.

Toda a Europa, especialmente o Reino Unido, Espanha, França e Itália, e também os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Japão, China, Índia e Bangladesh são alguns dos principais destinos dos botões da Louropel.

Apesar do elevado grau de automatização, as três fábricas da empresa, todas situadas no Louro, empregam cerca de 200 trabalhadores.

Sugerir correcção
Comentar