Vanessa de prata no triatlo

Foto
Vanessa Fernandes exibe a medalha de prata conquistada hoje em Pequim, a primeira de Portugal nestes Jogos Reuters

Vanessa Fernandes, de 22 anos, conquistou hoje a medalha de prata na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos de Pequim. A triatleta portuguesa, recordista de vitórias na Taça do Mundo e 8.ª classificada na mesma prova em Atenas, há quatro anos, ficou atrás da vencedora, Emma Snowsill, da Austrália. "Vale como se fosse ouro. É uma medalha importante e que me sabe muito bem", disse, no fim. O título de Vanessa é a primeira medalha lusa em Pequim e relança a esperança da missão portuguesa nos Jogos.

Vanessa Fernandes dedicou o triunfo à "família e amigos" e explicou estar aberta "uma nova etapa", após este resultado que permitiu a Portugal estrear-se no quadro de medalhas de Pequim.

Ainda a recuperar o fôlego, Vanessa Fernandes disse no final da corrida que a medalha de prata "sabe a muito". "Tive que controlar a pressão e foi muito difícil", disse, em declarações à emissora Antena 1.

Ainda antes da cerimónia de entrega de medalhas, Vanessa explicou que a ausência de uma companheira de equipa tornou tudo "mais complicado", ainda para mais perante a força da dupla australiana e lamentou a sua prestação no troço de 10 km de corrida.

"Fazer a prova sozinha é muito complicado. Tentei liderar na bicicleta e acabei por não conseguir e, depois, na corrida, não me senti bem nas primeiras voltas. Quando consegui impor o meu ritmo, tudo se tornou mais fácil", afirmou. Mesmo assim, ter sido segunda, depois do oitavo lugar nesta prova em Atenas 2004, "é uma sensação fantástica. Começar assim a semana é espectacular".

Já depois de receber a medalha correspondente ao segundo lugar, a triatleta do Benfica disse que a prata "vale como se fosse ouro". "Portugal é um país pequeno em que aprendemos tarde o que é o triatlo", sublinhou.

Prata relança esperança na missão portuguesa

Manuel Boa de Jesus, chefe da missão portuguesa em Pequim reagiu com esperança a esta conquista da triatleta do Benfica, natural de Vila Nova de Gaia. "É uma altura muito feliz para nós, uma emoção muito grande", disse, lembrando o "excelente resultado do Nelson Évora" que hoje se qualificou, ao segundo ensaio, para a final do triplo-salto.

"Temos esperança que esta semana vai ser decisiva para atingirmos o objectivo que todos queremos, de quatro medalhas em Pequim. Vamos ver se conseguimos", disse o responsável.

Na classificação final, e segundo os resultados oficiais já publicados pela organização da prova, a australiana Emma Snowsill, 27 anos de idade, terminou os três percursos da prova em 1h58m27,66s, menos 1m06,97s que Vanessa Fernandes, segunda classificada com o tempo de 1h59m34,63s. Antevia-se já um duelo entre estas duas triatletas, as melhores da actualidade nesta disciplina.

Vanessa Fernandes, campeã mundial em 2007 (este ano foi décima), pentacampeã europeia não conseguiu, em Pequim, acompanhar a passada de Emma Snowsill, tricampeã do mundo (2003,2005 e 2006), no percurso de 10 km de corrida, altura em que a australiana se começou a distanciar das suas adversárias, incluindo da triatleta portuguesa.

Até aí, as favoritas à vitória nesta prova haviam cumprido 1,5 km de natação e 40 km de bicicleta num grupo compacto, com Vanessa a fazer as duas transições em nono lugar. Acabou depois por deixar para trás a restante concorrência, com excepção da vencedora da corrida, que voltou a bater Vanessa Fernandes, tal como já havia feito este ano na Taça do Mundo de Mooloolaba (Austrália).

Em terceiro lugar ficou outra australiana, Emma Moffatt (1h59m55,84s), vencedora da medalha de bronze.

Sugerir correcção
Comentar