Taxa de desemprego desce para 7,3 por cento no segundo trimestre

A taxa de desemprego em Portugal situou-se, no segundo trimestre deste ano, em 7,3 por cento, o que corresponde a uma continuação da descida verificada desde o início de 2007, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Depois de se ter situado em 8,4 por cento no primeiro trimestre de 2007, a taxa de desemprego tem vindo a descer ligeiramente até ao ponto mais baixo verificado no segundo trimestre de 2008.

Segundo o INE, a redução trimestral da taxa de desemprego resultou do efeito conjugado do acréscimo da população empregada (de 0,7 por cento) e do decréscimo da população desempregada (de 4 por cento), abrangendo 37,1 mil indivíduos, no primeiro caso, e 17,1 mil indivíduos, no segundo.

A redução do desemprego foi influenciada por uma redução do desemprego das mulheres e dos jovens entre 15 e 24 anos, o que poderá representar um indicador avançado da melhoria da actividade económica. Mas a redução do desemprego verificou-se entre pessoas com o nível de escolaridade completa.

A taxa de desemprego das mulheres continua a ser mais elevada (8,4 por cento) do que a dos homens (6,3 por cento), tendo ambas diminuído face aos trimestre anterior e ao homólogo de 2007.

Sugerir correcção
Comentar