Torne-se perito

Reformada de Famalicão recebe apenas um euro por mês de complemento solidário para idosos

a Com 88 anos, Joana Sampaio foi informada pela Segurança Social de que vai beneficiar de um complemento à reforma no valor de "um euro" mensal. "Quando me leram a carta a dizer que ia receber um euro por mês, apeteceu-me atirar o papel contra a parede", disse ontem à agência Lusa Joana Dias Sampaio, a reformada residente na freguesia de Delães, Famalicão, a quem foi atribuído o complemento solidário para idosos. Viúva e uma vida dedicada à agricultura, Joana Sampaio recebe 299 euros de reforma.
"A Segurança Social enviou uma carta a informar-me que tinha direito ao complemento e os papéis para preencher", conta a reformada. Foi um genro que lhe preencheu os impressos e os seis filhos acederam a dar cópias das declarações de IRS e os documentos necessários para juntar ao processo.
Joana e os filhos ficaram confusos com a resposta da Segurança Social. "Informa-se V. Ex.ª de que o requerimento do complemento solidário para idosos tem início em 2008/03, no montante de 1,00 euro", pode ler-se na carta. "Ninguém queria acreditar que fosse tão pouco dinheiro, porque, no início, até achávamos que era um cêntimo e não um euro", recorda.
O processo de candidatura ao complemento começou a 14 de Fevereiro, com o requerimento entregue na Segurança Social, em Braga, mas até há poucos dias Joana Sampaio ainda não tinha recebido qualquer cheque. Na carta enviada à octogenária com a notificação da decisão da Segurança Social, é referido que a importância só será paga "quando a soma de vários meses atingir o valor de 5,00 euros". "Quando a carta vier acho que a vou devolver porque eu não ando a pedir esmola", refere.
Sempre vestida de preto, Joana Sampaio apenas tem uma casa e uma "horta". "A horta é que me vale para semear batatas e cebolas, porque, se tivesse que comprar essas coisas todas, não tinha dinheiro", lamenta a reformada.
299
Com 88 anos, viúva e uma vida dedicada à agricultura, Joana Dias Sampaio recebe 299 euros de reforma

Sugerir correcção