Festival Internacional de curtas-metragens do Porto tem já perto de 50 filmes inscritos

Foto
Festival de curtas-metragens do Porto realiza-se dos dias 20 a 24 de Junho DR

Mais de 50 filmes (42 estrangeiros e 17 nacionais) estão inscritos no “Porto7 - Festival Internacional de Curtas-Metragens do Porto”, que se vai realizar entre os dias 20 e 24 de Junho, no Auditório do Círculo Católico dos Operários do Porto.

Francisco Ávila, da organização do certame, admitiu que o número de participações ainda possa vir "a subir bastante, já que o prazo termina amanhã e nos últimos dias tem-se acelerado a recepção de filmes, particularmente de Portugal".

O responsável referiu ainda que a maior parte das participações estrangeiras vem de Espanha e da América Latina. "Sabemos que foram enviados 17 filmes de Moçambique que ainda não chegaram", acrescentou.

O festival “Porto7” é composto por duas secções competitivas, a Competição Internacional de Curtas-Metragens e a Competição de Curtas-Metragens Porto7 (curtas-metragens de ficção, sob o tema Porto). O objectivo do certame, que tem por tema a cidade do Porto, consiste em "promover a produção e exibição de obras neste formato e o intercâmbio cultural entre as diversas nacionalidades presentes".

"O festival tem o objectivo de se constituir como um espaço de interacção com público, artistas, realizadores, técnicos e empresas ligadas ao audiovisual, onde serão desenvolvidas diversas actividades", referiu Francisco Ávila.

Além das secções competitivas, o programa do festival prevê a exibição de todos os filmes inscritos.

"Serão também exibidos dois ciclos de filmes vindos da Argentina e do México. Trata-se de uma selecção do melhor do 3.º Festival de Artes Visuales de La Plata (Argentina) e outra do Corto Creativo, festival organizado pela Universidad de las Califórnias, de Tijuana, México.

O programa prevê ainda a realização de uma Feira do Livro sobre o Audiovisual e uma exposição de novidades e produtos audiovisuais.

A Competição Internacional atribuirá prémios à melhor curta-metragem, melhor argumento original e melhor actor, assim como melhor jovem realizador, até aos 30 anos.

Sugerir correcção
Comentar