Passos Coelho terá sido o segundo candidato mais votado

Manuela Ferreira Leite vence directas no PSD

Foto
Nuno Ferreira Santos (arquivo)

Manuela Ferreira Leite é a nova presidente do PSD, tendo obtido 37,67 por cento dos votos nas directas realizadas hoje no partido, segundo dados oficiais ainda não definitivos do Conselho de Jurisdição Nacional. Quando falta apurar 25 secções, Pedro Passos Coelho é o segundo candidato mais votado (31,07), com ligeira vantagem sobre Pedro Santana Lopes (29,82

Amorim Pereira, presidente do órgão responsável pela acompanhamento do escrutínio, sublinhou que, apesar de estes não serem ainda os dados finais, trata-se de “resultados fiáveis” para declarar a vitória de Ferreira Leite que, assim, se torna a primeira mulher a liderar os sociais-democratas.

A antiga ministra das Finanças do Governo de Durão Barroso obteve, segundo os dados já apurados, 16.564 votos, enquanto Passos Coelho reuniu as preferências de 13.664 militantes e Santana Lopes o apoio de 13.115 votantes. Patinha Antão foi o menos votado, com 294 votos, o equivalente a 0,67 por cento dos participantes no escrutínio.

O responsável revelou que participaram no escrutínio 43.983 dos 77.090 militantes com quotas em dia, o que equivale a 43 por cento dos militantes em condições de votar.