Torne-se perito

Filipe Duarte Protagonista de Equador depois de meses de negociações com a TVI

O nome de Filipe Duarte já tinha sido avançado várias vezes como sendo o protagonista da adaptação de Equador, de Miguel Sousa Tavares, para a televisão. Mas só quarta-feira é que ficou tudo decidido com a TVI. Filipe Duarte vai mesmo vestir a pele de Luís Bernardo Valença, depois de uma série de hesitações que se prendiam não com a sua disponibilidade por estar envolvido em outros projectos, mas com o assegurar condições de qualidade de trabalho. "Estas indecisões foram por razões artísticas, queria saber quem era o director de arte, o director de fotografia", conta o actor. "E fiquei muito satisfeito", confirma. Agora, serão seis meses de trabalho de Filipe Duarte na série da TVI. "Não vou fazer mais nada, vou-me dedicar exclusivamente ao Equador", explica. As filmagens da série de 26 episódios começam já no início de Maio na Índia, mais de um ano e meio depois do acordo entre a estação de Queluz e Miguel Sousa Tavares. Como Luís Bernardo não figura nessa parte da narrativa, Filipe Duarte só se juntará à equipa dirigida por André Cerqueira quando esta regressar a Lisboa. A rodagem em Lisboa, que obrigará ao disfarce de elementos anacrónicos, visto que o romance decorre entre o final do século XIX e o início do século XX, deve durar cerca de um mês e depois o destino é o Brasil, por dois meses. Filipe Duarte considera que o papel vai ser complexo, sobretudo "pelo volume de trabalho", porque "não obriga a grandes composições - está tudo ali, no livro". O actor está satisfeito com o "bom texto de televisão" produzido por Rui Vilhena, argumentista de grande parte das novelas da TVI. O elenco de mais de cem actores conta ainda com Ruy de Carvalho, Nicolau Breyner e José Wallenstein e é encabeçado por Maria João Bastos, que será Ann, e Marco d"Almeida, que será David. A série será produzida para a TVI pela NBP e pela Plano 6. Joana Amaral Cardoso
A frase fez história. "Obviamente demito-o", disse Humberto Delgado desafiando Salazar. Passaram 50 anos sobre essa campanha eleitoral e para o assinalar há vários actos que começam a 7 de Maio. Nesse dia é lançada a primeira biografia do general, da autoria de Frederico Delgado Rosa, seu neto. E sete dias depois é inaugurada no Porto uma estátua de bronze do general, da autoria de José Rodrigues, na Praça Carlos Alberto. Haverá ainda o descerramento de uma lápide na Estação de Santa Apolónia, Lisboa; conferências; visitas guiadas e um espectáculo de A Barraca.

A Ordem dos Enfermeiros (OE) contestou ontem a nova equipa da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, por perder dois de três enfermeiros e por isso contradizer a "multidisciplinaridade defendida". Em comunicado, o conselho directivo da OE manifestou o seu "profundo desagrado" pela composição da nova equipa coordenada por Luís Pisco.
A OE lembrou que a anterior equipa nacional incluía três enfermeiras e passa agora a ter apenas um. "Gestos como este podem minar e mesmo hipotecar a reforma em curso", pode ler-se no comunicado.

O novo regime jurídico da dádiva, colheita e distribuição de células e tecidos, ontem aprovado pelo Governo, quer dar as mesmas garantias de qualidade e segurança em transplantes efectuados em qualquer país da União Europeia.
A coordenadora nacional das unidades de colheita de órgãos, tecidos e células para transplantação da Autoridade para os Serviços de Sangue e Transplantação, Maria João Aguiar, adiantou ainda à Lusa que, com regras homógeneas e definição dos mesmos critérios, em caso de emergência, a circulação de tecidos e células será livre dentro dos 27 países da União Europeia.

A ideia é fixar formas para retirar ou impossibilitar o acesso a conteúdos on-line ilícitos, relacionados com a pornografia infantil, a violência e racismo, por exemplo. Foi para isso que a Fundação para a Computação Científica Nacional e a Cabovisão assinaram ontem um protocolo para colaborarem na área da segurança informática e utilização segura da Internet. A parceria visa ainda dotar as duas empresas de mecanismos para resolver problemas de segurança informática, em articulação com o Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática.
Estava tudo na lei, mas na prática era difícil cassar cartas de condução, pois o sistema era confuso e burocrático. A partir de ontem tudo ficou mais fácil.
Quem tem competência para o fazer é o presidente da Autoridade de Segurança Rodoviária, que decide a cassação da carta quando, no período de cinco anos, forem praticadas três contra-ordenações muito graves ou cinco entre graves e muito graves.
A alteração ao Código da Estrada foi ontem aprovada em Conselho de Ministros. Afinal, razão tinha o CDS/PP, quando há algum tempo levantou a questão.
Luís Gomes, com quem Esmeralda vive desde os três meses, disse ontem ter "expectativas de poder vir a obter a guarda" da criança de seis anos, na sequência da conferência de partes agendada pelo Tribunal de Torres Novas para 12 de Maio, que vai analisar o pedido de alteração do poder paternal feito pela mãe da menina.
"Aidida Porto reclama o poder paternal para si e a guarda de facto para mim e para a minha mulher", explicou o sargento. A notificação surge dias depois de o tribunal ter adiado por 90 dias a entrega da menina ao pai, que tem o poder paternal, mas luta pela sua guarda.

Sugerir correcção