Manifestação antipolicial marcada para 25 de Abril considerada ilegal
A governadora explicou que “a manifestação está a ser convocada via Internet, mas não cumpre a lei portuguesa”, uma vez que o Governo Civil não tem conhecimento oficial da intenção de manifestação antipolicial marcada para a tarde de 25 de Abril, na Praça da Figueira.
A responsável governativa afirmou que foram dadas orientações à “Polícia de Segurança Pública para actuar em conformidade com a lei”, estando os diferentes serviços e forças de segurança a preparar as festividades do feriado nacional.
Dalila Araújo afirmou que o governo civil só tem “conhecimento do evento através da comunicação social” e que as autoridades responsáveis irão tomar todas as precauções para manter a segurança, no dia de feriado nacional. A “polícia irá actuar em conformidade” com a situação, concluiu.
Convocatória em blogueDiversas organizações marcaram uma “Manifestação antiautoritária - contra a repressão policial” para dia 25 de Abril, às 17h30 na Praça da Figueira, através de um blogue na Internet.
Os organizadores convidam para uma manifestação, “um ano depois do ataque policial no Chiado” e “dois meses depois da carga policial no despejo do Grémio Lisbonense”, refere a mensagem no endereço http://contraocapital.blogspot.com/2008/04/manifestao-25-de-abril.html.
No texto que acompanha o convite, é referido que “passaram 34 anos desde a substituição de um governo fascista por um governo que continua a controlar, a matar e a reprimir as populações”.
Nas ligações existentes neste blog constam movimentos como o Movimento Antifascista Português, Parem o PNR, Bragança Antifascista, Raiva, Ultras, Stop de Lisboa Treaty, Resistir, Bastonada, entre outros.
A Lusa tentou entrar em contacto com os organizadores, mas até ao momento não obteve qualquer resposta por parte das entidades que convocam esta manifestação.