Etiópia acusa Qatar de apoiar o terrorismo e suspende relações diplomáticas

A Etiópia suspendeu as relações diplomáticas com o Qatar, que acusa de apoiar actividades terroristas na Somália e de fomentar a instabilidade no Corno de África.

“Seja na Somália ou noutras partes do Corno de África – incluindo a Etiópia – o Qatar tem sido um dos mais importantes apoiantes do terrorismo e do extremismo na nossa sub-região”, acusou o Executivo etíope num comunicado divulgado hoje.

A Etiópia, país com maior poder militar no Corno de África, afirma que acompanha há muito o “comportamento hostil” do Qatar, que acusa de apoiar a Eritreia e grupos na Somália, onde Addis-Abeba tem milhares de tropas a combater insurgentes islamistas. A Eritreia mantém relações difíceis com a Etiópia, sua potência ocupante entre 1952 e 1993 e com quem cinco anos depois entrou novamente em conflito, devido a uma disputa de territórios junto à fronteira.

O comunicado redigido pelo Governo de Addis-Abeba diz que “o Qatar não deixou nenhuma pedra por virar para provocar danos na segurança nacional da Etiópia”, considerando que “todos os que estão preparados para fomentar a instabilidade na Etiópia e atacar a segurança do país receberam o apoio e o encorajamento do Qatar”.

A Etiópia sustenta ainda que o problema ultrapassa “as fortes ligações entre o Qatar e a Eritreia”, existindo actualmente “apoio directo ou indirecto a organizações terroristas na Somália e noutras áreas”.

As autoridades etíopes afirmam que a hostilidade do Qatar está ainda presente nos media do país, numa aparente referência à estação de televisão Al-Jazeera.

Sugerir correcção
Comentar