Museu da Marioneta mostra cenários dos Irmãos Quay

Foto
O exemplo de um dos cenários dos gémeos Quay DR

Para quem gosta do mundo das marionetas, inaugura hoje no Museu da Marioneta, em Lisboa, a exposição “Dormitorium – Cenários dos Filmes dos Irmãos Quay”. Nesta mostra, vão ser apresentados cenários e marionetas da autoria dos gémeos Stephen e Timothy Quay.

As construções foram usadas nos seus filmes e em algumas peças de teatro e ópera. A exposição foi trazida para Lisboa pela EGEAC/ Museu da Marioneta e por dois festivais dedicados à animação e manipulação: a Monstra – Festival de Animação de Lisboa e o FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.

Ao longo da mostra, pode percorrer-se o imaginário dos filmes dos Quay como “Street of Crocodiles”, um dos mais conhecidos, baseado na mesma história do autor polaco Bruno Schultz. Este filme foi escolhido pelo realizador e animador Terry Gilliam como um dos dez melhores filmes de animação de todos os tempos.

Nas criações dos Quay conjugam-se influências de Leste que vão desde os animadores polacos Walerian Borowczyk e Jan Lenica passando pelos escritores Franz Kafka, Bruno Schulz, Robert Walser e Michel de Ghelderode, até ao compositor polaco Leszek Jankowski que escreveu música especialmente para os seus filmes. Outra das suas grandes influências, foi também o animador checo Jan Svankmajer que lhes inspirou o nome para o título do filme “The Cabinet of Jan Svankmajer”. Os Quay dirigiram também a sequência animada do filme “Frida”.

Os gémeos Quay nasceram nos EUA, estudaram ilustração em Filadélfia e mudaram-se para Londres, onde deram liberdade à sua imaginação. A maioria dos seus filmes apresenta marionetas numa atmosfera escura num universo surrealista. Reconhecidos manipuladores de marionetas, os protagonistas dos filmes são os objectos e os cenários. Os trabalhos dos Quay também incluem “décors” para produções de teatro e ópera de Richard Jones, entre eles, “Mazeppa” de Tchaikovsky e “Le Bourgeois Gentilhomme” de Molière.

O cenário da peça “The Chairs” de Ionesco recebeu uma nomeação nos Tony Awards, em 1998.

A exposição no Museu da Marioneta pode ser vista até ao dia 10 de Maio.

Sugerir correcção
Comentar