Ex-directores dos bombeiros de Guimarães foram absolvidos

A O Tribunal de Guimarães absolveu, ontem, os dois ex-directores dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, julgados pelo crime de peculato. O tribunal não deu como provada a prática do crime de que foram acusados o ex-presidente, Henrique Pizarro, e o ex-tesoureiro da instituição, Abílio Milheiro, que foram a julgamento pelo alegado desvio e apropriação de uma verba de 11.880 euros. Segundo o tribunal, a acusação do Ministério Público, que desencadeou o processo na sequência de uma denúncia, não foi provada, tendo por essa razão absolvido os dois arguidos.No final da leitura da sentença, Henrique Pizarro mostrou-se "satisfeito com a decisão" e também o ex-tesoureiro considerou que se fez justiça, tendo reafirmado que ambos estavam "inocentes".
Segundo a acusação, os antigos dirigentes dos Bombeiros de Guimarães sacaram 14.500 euros de uma conta bancária da instituição, alegadamente para pagar à empresa de concertos de Tony Carreira, que, no entanto, teria cobrado apenas 2620 euros pela actuação do músico em Guimarães, em Maio de 2002. Nas alegações finais, o MP sustentou que ficou provado o levantamento de 14.500 euros, embora não se saiba onde foi parar o resto da verba.
A defesa, pelo seu lado, alegou que todo o levantamento teve o mesmo destino - a empresa que organizou o concerto -, acrescentando que o pagamento foi feito de forma a fugir ao pagamento de IVA.
Os antigos responsáveis pela corporação garantem que o único objectivo foi evitar o pagamento de impostos

Sugerir correcção