AdA - Festival em Acção: Porto vai ser palco para 48 artistas de rua da Europa

Foto
Festival pretende interagir com o público nas ruas DR

Artistas de rua de toda a Europa participam no Porto, entre 10 e 12 de Abril, num festival que vai trazer à cidade "o que de mais vanguardista se faz no sector", disse hoje fonte da organização.

O "AdA - Festival em Acção" quer promover as artes performativas e os novos media, de forma não convencional. A Yellow Road, associação cultural fundada por antigos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), organiza o evento.

O festival, que vai acontecer entre as 10h00 e as 23h00, inclui 30 espectáculos que vão estar a cargo de 48 jovens artistas de toda a Europa.

As praças da Liberdade e da Batalha, o Jardim do Palácio de Cristal, a Praia da Foz e os "caminhos escondidos" da Ribeira são alguns dos locais em que se vai desenrolar o contacto entre os artistas e a população através de intervenções performativas e visuais nas áreas da dança, música e teatro.

Entre os espectáculos já programados, o público poderá assistir à "construção de uma pirâmide de cadeiras ao som de um concerto de piano para dez peixes de aquário" e "vibrar com uma sinfonia de 10 quilos de batatas fritas, esquiar na Praia da Foz, ou... tocar a ponta do nariz com a língua", promete o programa do evento.

Paralelamente às actividades de rua, o ADA inclui no seu programa uma conferência sobre o futuro das artes de rua. Intitulada "Past/Action/Cut!", realiza-se a 10 de Abril, no Salão Nobre da Universidade do Porto (à Praça Gomes Teixeira), com a participação de professores das artes visuais e performativas de Espanha, Eslováquia e Portugal.

O evento inclui ainda uma exposição multimédia, intitulada "Action in the Box", que estará patente, a partir do próximo dia 27 de Março, na galeria Plano B.

Sugerir correcção
Comentar