Esgrima: Joaquim Videira apurado para Pequim 2008

Foto
Pedro Cunha/Reuters

O atirador português Joaquim Videira tem já assegurada metematicamente a presença na competição de espada individual dos Jogos Olímpicos Pequim 2008, depois de ter terminado, sábado, o Grande Prémio de Estocolmo na 36ª posição.

Segundo disse à Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Esgrima, Frederico Valarinho, Videira teve de aguardar pelas provas de hoje para saber se a equipa de algum atirador que se encontrava abaixo dele na classificação pontuaria o suficiente para não lhe garantir desde logo o apuramento.

"Isso não sucedeu e ele está qualificado para os Jogos e já não necessita de pontuar na última prova a contar para a Taça do Mundo, que se disputa dentro de 15 dias em Heidenheim, na Alemanha", disse Frederico Valarinho.

O dirigente salientou ainda o facto de, com este apuramento de Videira, Portugal garantir sempre a presença da esgrima em Jogos Olímpicos desde 1984. Ontem, o atirador foi 36º no Grande Prémio de Estocolmo e subiu ao nono lugar na lista provisória de espada individual de apuramento para os Jogos Olímpicos Pequim2008, o que, com os resultados por equipas de hoje, lhe garantiu a presença nos Jogos.

Portugal já tem 47 atletas formalmente apurados para Pequim 2008, embora haja ainda a acrescentar o caso de atletas como Vanessa Fernandes (triatlo) e João Neto (judo), cuja posição nos rankings das respectivas modalidades lhe garantem a presença nos Jogos. A lista completa dos atletas já qualificados pode ser consultada no site do Comité Olímpico de Portugal (http://www.comiteolimpicoportugal.pt/projectos.php?id=1).

Sugerir correcção
Comentar