PSD: Menezes promete retirar publicidade da RTP se ganhar eleições

Foto
Menezes defendeu que se deve descentralizar a responsabilidade pelas contas dos partidos Paulo Pimenta (arquivo)

"Há uma opção que o PSD vai fazer. Quando ganharmos as eleições o canal público de televisão vai deixar de ter publicidade e vai ser mesmo um canal de serviço público", declarou Luís Filipe Menezes.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Há uma opção que o PSD vai fazer. Quando ganharmos as eleições o canal público de televisão vai deixar de ter publicidade e vai ser mesmo um canal de serviço público", declarou Luís Filipe Menezes.

"Eu sei quanto é que isso custa e o que vai ter que ser renegociado", acrescentou.

Questionado sobre o custo dessa decisão, respondeu: "São alguns quilómetros de auto-estrada".

"Há opções a fazer. Deixar o mercado da publicidade para os privados é uma opção de fundo que faremos quando formos Governo. É um compromisso", insistiu.

Menezes defende financiamento dos partidos por privados e empresas

Menezes disse que a actual lei do financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais "é impraticável", que as normas foram "mal feitas, por pessoas que nunca na vida organizaram uma campanha eleitoral".

"Penso que, atendendo inclusivamente à situação financeira do país, é de reequacionar que o financiamento possa ser privado e também das empresas, com transparência, com rigor, com medidas drásticas para condenar quem prevaricar, com incentivos fiscais generosos", acrescentou.

Luís Filipe Menezes defendeu ainda que se deve descentralizar a responsabilidade pelas contas dos partidos: "Tem de ser a nível local, cada pequena entidade territorial a apresentar as suas próprias contas e a responsabilizar-se por elas".