Estação ferroviária do Pinhão vai acolher núcleo museológico e loja de produtos e vinhos do Douro

a Os espaços desactivados da Estação do Pinhão, Alijó, vão ser transformados numa loja de vinhos da Quinta Nova, do Grupo Amorim, e num núcleo museológico, anunciou fonte da empresa. A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, da família Amorim, formalizou uma parceria com a Refer para desenvolver um conceito "inovador" de enoturismo na Estação do Pinhão, um dos mais emblemáticos edifícios ferroviários portugueses e também um dos maiores ex-líbris da região duriense. O novo espaço, que vai chamar-se Wine House - Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, vai abrir portas ao público até ao início de Junho, altura em que se completam 128 anos sobre a chegada do primeiro comboio ao Pinhão. O objectivo, segundo a empresa, é conceder uma nova "vocação turística e cultural" à estação. O projecto é da responsabilidade do arquitecto Arnaldo Barbosa, que assinou os projectos de reconstrução do Hotel Rural Quinta Nova, da Romaneira, da Quinta de Roriz e da Quinta do Bom Retiro. A Wine House, que vai ocupar cerca de 460 metros quadrados do edifício, inclui uma loja para degustação e venda de produtos Quinta Nova.
No local, onde serão também vendidos chás de ervas locais, azeite extra virgem, compotas da quinta, mel e rebuçados, vai ser criado um núcleo museológico e uma sala para a realização de eventos culturais, jantares vínicos e cursos de culinária. Para o desenvolvimento desta área, a família Amorim já estabeleceu uma parceria com Rui Paula, chefe e proprietário do restaurante D.O.C., no cais da Folgosa, concelho de Armamar.
O núcleo museológico, que vai funcionar durante todo o ano, nascerá nas antigas três casas dos manobradores e operadores da estação e integrará objectos que contemplam todo o ciclo do vinho, da viticultura à enologia, passando pela tanoaria e laboratório, colecção privada de um dos membros da família.
No decorrer das obras de adaptação e reabilitação, a bilheteira continuará a funcionar normalmente e o Grupo Amorim garante que a intervenção respeitará na íntegra o valor patrimonial do imóvel. "A Estação do Pinhão terá uma nova dinâmica de entretenimento turístico, perfeitamente ligada à cultura e história da região. As pessoas vão continuar a sentir a alma da estação e dos comboios, num espaço renovado e totalmente dedicado ao vinho. É isso que se pretende", sublinhou Luísa Amorim, administradora da Quinta Nova.
A Estação do Pinhão é um dos locais mais visitados do Douro devido aos 25 painéis de azulejos do edifício principal, que representam cenas, paisagens e costumes da região, onde a vinha predomina, proporcionando ao visitante a observação dos aspectos relevantes da vila duriense, a nível cultural e histórico. Lusa

Sugerir correcção