Presidente Papadopoulos eliminado na primeira volta das eleições em Chipre

Foto
Papadopoulos, forte defensor da causa cipriota grega, conseguiu 31,79 por cento dos votos John Kolesidis/Reuters (arquivo)

O Presidente cipriota, Tassos Papadopoulos, não conseguiu a reeleição e foi eliminado na primeira volta das eleições presidenciais realizadas hoje em Chipre, que no próximo domingo continuam entre Ioannis Kasoulidis (direita) e Demetris Xristofias (comunista).

De acordo com dados oficiais avançados pela televisão local, Papadopoulos (partido Diko, centro-direita), 74 anos, forte defensor da causa cipriota grega, conseguiu 31,79 por cento dos votos, depois de Xristofia, líder dos comunistas do Akel e presidente do Parlamento cipriota, com33,29 por cento dos sufrágios, e Kasoulidis, do partido de direita Disy, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, com 33,51 por cento.

Kasoulidis e Xristofias, que se apresentaram nestas eleições como defensores de uma abertura à comunidade cipriota turca, são adversários na segunda volta que se realiza dia 24.

Perto de 516 mil cipriotas foram chamados hoje às urnas para esta eleição, a primeira desde a entrada do país na União Europeia em 2004, dominada pela questão da divisão de Chipre, enquanto o diálogo inter-comunitário se encontra num impasse.

Chipre está dividido desde 1974 entre a República de Chipre (sul) e a República turca de Chipre-Norte, unicamente reconhecida pela Turquia.

Em 2004, os cipriotas gregos rejeitaram um referendo ao plano de reunificação apresentado pela ONU, aceite pelos cipriotas turcos. A ONU recusa-se a apresentar uma nova proposta, deixando às partes envolvidas a responsabilidade de encontrarem uma solução para a ilha.

Sugerir correcção
Comentar