George W. Bush pede partilha do poder no Quénia

Foto
A viagem de Bush por África começou com uma curta escala no Benim Jim Young/Reuters

O Presidente norte-americano George W. Bush apelou hoje em Cotonou, Benim, a uma partilha do poder no Quénia para pôr fim às violências e a uma força “robusta” da ONU na província sudanesa do Darfur.

“Os Estados Unidos desejam o fim da violência e um acordo sobre a partilha do poder que ajudará este país a ultrapassar as suas dificuldades”, comentou Bush no primeiro dia da sua viagem por África, que começou com uma curta escala no Benim.

Ontem, o antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, afirmou que os negociadores “definiram um programa de reformas para um novo Governo”, mas continua a ser necessário um compromisso entre ambos os opositores.

A violência político-étnica pós-eleitoral fez mais de mil mortos e cerca de 300 mil deslocados. Os confrontos vieram revelar os profundos conflitos étnicos que não continuam por resolver desde a independência em 1963.

A propósito da província do Darfur, no Sudão, George W. Bush pediu uma “robusta” força das Nações Unidas.

Lembrando a decisão da sua administração de não enviar tropas americanas para o Darfur, Bush considerou que “não há outros caminhos possíveis, a não ser os das Nações Unidas e de uma força de manutenção da paz”.

Numa entrevista transmitida ontem pela Radio France Internationale, na véspera da sua partida, Bush qualificou, mais uma vez, de “genocídio” o conflito no Darfur e disse estar “frustrado com a lentidão” dos desenvolvimentos “no terreno”.

A Minuad, a força híbrida da ONU e União Africana prevista para o Darfur, deverá tornar-se a mais importante força de manutenção de paz no mundo, com 20 mil soldados e seis mil polícias. No entanto, apenas nove mil homens já foram destacados.

Depois do Benim, Bush irá à Tanzânia, Ruanda, Gana e Libéria.

Sugerir correcção
Comentar