Cultivo de transgénicos aumentou uso de pesticidas a nível mundial

Foto
A dificuldade em controlar pragas de ervas daninhas aumenta o uso de herbicidas Paulo Pimenta/PÚBLICO (arquivo)

O cultivo de transgénicos a nível mundial está a conduzir a um "aumento massivo" do consumo de pesticidas, denunciou hoje a Plataforma Transgénicos Fora, com base num estudo internacional.

O estudo - realizado pela associação "Friends of Earth International", com o título "Quem ganha com as culturas tansgénicas?" - aponta para um aumento de 15 vezes no uso de glifosato (princípio activo do pesticida mais usado em transgénicos, o "Roundup") nas culturas transgénicas dos EUA, entre 1994 e 2005. Só em 2006 (o último ano de que existem dados), aponta também o estudo, o uso deste pesticida na soja transgénica aumentou quase 30 por cento.

Margarida Silva, doutorada em Biologia Molecular e coordenadora da Plataforma Transgénicos Fora, garantiu hoje que se está a "desmascarar um tipo de agricultura que se apresentava como sendo mais limpa", podendo tratar-se de "um ponto de viragem em termos de consciência pública sobre os transgénicos".

O estudo, disponível na Internet, explica que estes organismos são alterados para sobreviverem a grandes aplicações de herbicidas, mas o uso de químicos de forma cada vez mais frequente e indiscriminada está a desenvolver ervas daninhas elas próprias cada vez mais resistentes. "Os agricultores têm maior dificuldade em controlar as pragas de ervas daninhas, pelo que aumentam ainda mais o uso de herbicidas", explicou Margarida Silva, alertando também para os problemas da crescente necessidade de misturar diferentes químicos.

Nalguns casos "volta a usar-se pesticidas que já não se usavam por serem tão tóxicos", afirma a coordenadora da Plataforma Transgénicos Fora, que por isso conclui: "Estamos a andar para trás".

Empresas lucram com venda de químicos

Por outro lado, a responsável denuncia os lucros ascendentes das empresas que comercializam os transgénicos, que "agora lucram cada vez mais também com a venda dos químicos".


Na quarta-feira, o Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agro-biotecnologia tinha divulgado o seu relatório anual sobre a utilização de transgénicos, em que anunciou um aumento de 12 por cento neste tipo de plantações em todo o mundo em 2007 (o segundo maior aumento nos últimos cinco anos).

Já quinta-feira, uma delegação de agricultores europeus deslocou-se a Bruxelas para pedir ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apoio para desbloquear a aprovação de produtos geneticamente modificados na Europa, que é muito limitada pela legislação comunitária.

A Plataforma Transgénicos Fora junta onze entidades não governamentais portuguesas ligadas ao ambiente e à agricultura, como a Quercus ou a Confederação Nacional da Agricultura, na defesa de uma agricultura sustentável e da protecção da biodiversidade.

Sugerir correcção
Comentar