Caricatura de Maomé nos jornais dinamarqueses

a As caricaturas do profeta Maomé, que há dois anos causaram a indignação do mundo muçulmano, voltaram ontem a ser publicadas por vários jornais dinamarqueses. Foi uma reacção à detenção, na terça-feira, de três indivíduos suspeitos de planearem o assassínio de Kurt Westergaard, um dos ilustradores.Cinco jornais diários dinamarqueses, como o Jyllands-Posten, o Politiken ou o Berlingske Tidende, voltaram a publicar as ilustrações e alegaram que se tratava de um protesto contra o plano para assassinar Westergaard, de 73 anos.
As ilustrações mostram, por exemplo, o profeta com uma bomba na cabeça, em forma de turbante e prestes a explodir. Já tinham sido publicadas em Setembro de 2005 e deram origem a fortes protestos. A situação agravou-se quando outros jornais em Espanha, Itália, França e Alemanha também publicaram essas ilustrações.
No editorial do Politiken lia-se ontem que o Jyllands-Posten, onde Westergaard trabalha e o primeiro a publicar os cartoons, "merece toda a solidariedade quando é ameaçado com terror". Mas o imã da comunidade islâmica dinamarquesa, Mostafa Chendid, considerou: "Esta situação não ajuda a construir as pontes de que precisamos."

Sugerir correcção