Casa da Música: Ex-directora do Museu nacional de Arte Antiga responsável pela Direcção de Marketing

Foto
A nova directora sucede a Guta Moura Guedes Sérgio Azenha/PÚBLICO (arquivo)

A ex-directora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), Dalila Rodrigues, será a nova responsável pela Direcção de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Fundação Casa da Música da Casa da Música, anunciou hoje fonte da instituição.

Dalila Rodrigues, que esteve à frente do MNAA desde Novembro de 2004, foi informada a 1 de Agosto último que não seria reconduzida no cargo, apesar do director do Instituto dos Museus e Conservação, Bairrão Oleiro, ter reconhecido o bom trabalho de divulgação e promoção levado a cabo naquela instituição.

Este foi um dos casos polémicos na área da cultura no ano de 2007, juntamente com a demissão de Paolo Pinamonti da direcção do Teatro Nacional de S. Carlos.

O administrador-delegado da Fundação Casa da Música, Nuno Azevedo, manifestou a sua satisfação pelo facto de Dalila Rodrigues ter aceite o convite. "Estou certo da importância do contributo de Dalila Rodrigues para o desenvolvimento da Casa da Música, enquanto instituição cultural de referência em Portugal e no mundo".

O cargo foi anteriormente desempenhado por Guta Moura Guedes, até 31 de Janeiro último.

Dalila Rodrigues é doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra, tendo ocupado as direcções do Museu Grão Vasco, entre 2001 e 2004, e do Museu Nacional de Arte Antiga, entre 2004 e 2007. Até à data, exerceu funções de professora coordenadora de História da Arte no Instituto Politécnico de Viseu e de professora convidada do ISCTE.

Especializada em História da Pintura Portuguesa, desenvolveu diversos projectos de investigação no país e no estrangeiro, designadamente com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da qual foi bolseira para doutoramento.

Foi professora convidada da Universidade Portucalense (2002-2003) e da Universidade Católica, Porto (2006-2007), no âmbito de cursos de mestrado e doutoramento.

Organizou, comissariou e produziu diversas exposições de arte antiga e contemporânea, designadamente no âmbito de Salamanca 2002, Capital Europeia da Cultura, ou com a colaboração do Museu de Serralves.

Sugerir correcção
Comentar