Torne-se perito

Cerca de 1800 portugueses estão presos no estrangeiro, a maioria por droga

a Cerca de 1800 portugueses estão presos no estrangeiro, principalmente em países da União Europeia (UE) e nos Estados Unidos, na maior parte devido a casos de droga, segundo dados oficiais a que a Lusa teve acesso. Em 2007, o Governo português recebeu 185 novos pedidos para apoio consular a presos portugueses no estrangeiro, elevando para 1777 o número de cidadãos portugueses detidos em cadeias de 46 países, de que a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP) tem conhecimento.
Na União Europeia, a França, com 592 casos, lidera a lista dos países com mais detidos portugueses, seguida da Espanha, com 227, do Luxemburgo (142), do Reino Unido (125) e da Alemanha (69).
Fora da Europa, é nos Estados Unidos que se encontra o maior número de presos portugueses (216), enquanto entre os países da América do Sul se destacam o Brasil, com 84 casos, a Venezuela, com 47, e o Peru, com 28. Na maioria, são homens.
Fonte da SECP disse à Lusa que, nos últimos anos, se tem registado uma diminuição da população prisional no estrangeiro, embora difícil de quantificar, uma vez que "raramente" as autoridades portuguesas são notificadas da libertação de detidos.

Sugerir correcção