SIC conquista os Gato Fedorento

Foto
Os Gato Fedorento deverão voltar aos ecrãs em Setembro, na SIC Pedro Cunha (arquivo)

Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis, Tiago Dores e José Diogo Quintela, os Gato Fedorento, são a primeira conquista do novo director de programas da SIC, Nuno Santos. José Diogo Quintela, cronista do PÚBLICO, já confirmou: "Vamos para a SIC". Nuno Santos, director de programas da SIC, comenta em comunicado que o acordo com o grupo "vale por si" e que agora é "tempo de trabalhar, mostrar trabalho e não de falar".

O grupo de humoristas, que nasceu na estação de Carnaxide em 2003, de onde saiu para a RTP em 2005, em ruptura com o então director da SIC Radical Francisco Penim, deverá assinar contrato nos próximos dias com a SIC mas o PÚBLICO sabe que as condições do contrato já foram verbalmente aceites. O comunicado da SIC adianta que as partes "chegaram a acordo para trabalharem em conjunto em 2008 e 2009".

No mesmo comunicado, a SIC considera que "este é um acordo estratégico na política de renovação do canal e na melhoria da sua oferta" e anuncia que o regresso dos Gato "será um dos eixos da programação e terá um papel de destaque no universo SIC".

Já o grupo Gato Fedorento diz na mesma nota que "é um prazer voltar ao canal que os lançou e considera ainda que a melhor forma de tirar nódoas de chocolate de camisas brancas é com um pano embebido em água quente."

Uma transição de final de ano

A pouco tempo de cessar o contrato com a RTP, que acabou no final de 2007, os Gato, considerados pelas televisões nacionais como a melhor aposta em termos de audiências a seguir ao futebol, apresentaram uma proposta ao canal público, no sentido da continuidade da relação, ainda em Novembro.

A proposta, já submetida após a saída de Almerindo Marques para a Estradas de Portugal, foi recusada por Ponce de Leão que então assegurou a gestão corrente antes da entrada da nova administração de Guilherme Costa.

Em Dezembro, poucos dias antes do Natal, o novo director de programas da estação de Carnaxide, Nuno Santos, e Ricardo Costa, director-geral adjunto do grupo, lançaram um convite aos Gato.

O novo conselho de administração da RTP, de Guilherme Costa terá ainda encetado esforços para dizer sim à proposta que os Gato Fedorento tinham avançado em Novembro. Sem efeito.

A resposta afirmativa dos Gato Fedorento chegou ontem. E a escolha recaiu sobre a SIC, depois de terem dito que não, na passada sexta-feira, dia 4, ao canal público.

A TVI também se mostrou interessada em contratar Ricardo Araújo Pereira, Tiago Dores, José Diogo Quintela e Miguel Góis. Mas a estação de Queluz nunca chegou a concretizar esse interesse com uma proposta.

O contrato a firmar entre a SIC e os Gato Fedorento tem a duração de dois anos e, segundo José Diogo Quintela, "ainda há muito tempo" para pensar em formatos para apresentar no regresso a Carnaxide.

O PÚBLICO apurou ainda que o grupo Gato Fedorento mantém a intenção de fazer uma pausa na produção humorística e que só deve regressar aos ecrãs em Outubro, depois da série Lopes da Silva e de duas temporadas de Diz Que É Uma Espécie de Magazine na RTP. Na primeira temporada, o programa conseguiu garantir uma plataforma fiel de um milhão de espectadores e na segunda obteve audiências que chegaram aos dois milhões de espectadores.

Sugerir correcção
Comentar