Torne-se perito

Anatomia de Grey regressa ao cabo e desta vez traz os amigos

Novos episódios da série preferida de Bill Clinton juntam-se ao spin-off de Anatomia de Grey, Clínica Privada

a A série favorita do ex-Presidente norte-americano Bill Clinton volta hoje à televisão portuguesa e desta vez traz amigos. O canal de cabo Fox Life estreia hoje a quarta temporada de Anatomia de Grey, a primeira desde a saída tempestuosa (na ficção e na vida real da indústria televisiva norte-americana) do actor Isaiah Washington depois de uma afirmação homofóbica que o fez cair em desgraça e levou a ABC a eliminar a sua personagem da série. O Fox Life estreia também o spin-off de Anatomia de Grey, Clínica Privada, que segue o percurso da médica Addison Montgomery, que deixou o Hospital de Seattle Grace e rumou à Califórnia.
A abordagem telenovelesca a uma série de médicos que deu a Anatomia de Grey sucesso planetário continua na quarta temporada, após a saída de Isaiah Washington (Preston Burke), que abandonou no altar a sua noiva, a personagem Cristina Yang (interpretada por Sandra Oh). Esta, juntamente com a personagem principal, Meredith Grey (Ellen Pompeo), Izzie Stevens (Katherine Heigl) e Alex Karev (Justin Chambers) é agora médica interna, depois de ter passado nos exames de progressão na carreira.
A garantia de conflitos entre as personagens vem da nova posição de chefia dos protagonistas e do facto de terem como estagiários, entre outros novos nomes a surgir ao longo da temporada, George O"Malley (T.R. Knight), que não passou nos exames, e Lexi Grey (Chyler Leigh), meia-irmã de Meredith Grey. Além disto, Callie Torres (Sara Ramirez) passa de colega a chefe dos internos, o que mais uma vez deve assegurar uma dose de pequenos problemas que bastarão para alimentar uma série que equilibra os dramas da profissão clínica com as agruras da vida pessoal de cada um dos protagonistas.
O fã Bill Clinton
A terceira temporada, nomeada para dois Globos de Ouro (serão entregues a 13 de Janeiro), foi a mais atribulada de Anatomia de Grey, o que não impediu Bill Clinton de anunciar que se trata da sua série preferida (a par de 24 e Boston Legal). O ex-Presidente norte-americano falou em Março numa conferência da TVLand para profissionais e confessou à sua audiência que Anatomia de Grey é a sua série preferida, o que fez as delícias dos bloggers norte-americanos.
"Como sabem, a minha mulher está fora, por isso estou muito tempo sozinho em casa", disse Clinton para justificar as horas que passa em frente ao televisor e referindo-se à campanha de pré-candidatura da senadora Hillary Clinton à presidência dos EUA.
Anatomia de Grey, cujas três primeiras temporadas obtiveram uma média de 19 milhões de espectadores nos EUA, já passou na RTP com boas audiências. Mas na série 3, foi o escândalo Isaiah Washington que dominou as conversas sobre a série.
Em Outubro do ano passado, Washington teve uma discussão com um dos colegas da série durante as filmagens e atirou-lhe um insulto homofóbico. A história tornou-se pública e gerou-se alguma confusão sobre quem seria o destinatário do insulto. Washington disse que estava a falar com Patrick Dempsey (Derek Shepherd), mas algumas notícias deram como certo que foi T.R. Knight que o actor insultou. T.R. Knight viria a revelar ser homossexual, Washington pediu desculpas e afiançou que estava a falar com Dempsey. Mas mesmo com a sua garantia de que iria procurar aconselhamento psicológico, no Verão a ABC anunciou que não lhe renovava o contrato.
Medicina na Califórnia
Para uma série que começou como projecto para ocupar o horário deixado livre pela pausa do outro sucesso Donas de Casa Desesperadas, a controvérsia não foi particularmente danosa e no meio da confusão até gerou um spin-off. Hoje, o Fox Life transmite às 21h o primeiro episódio da quarta temporada de Grey, mas faz a ponte com Clínica Privada através de um especial, Faça chuva ou faça sol: de Anatomia de Grey a Clínica Privada, no ar às 21h50.
Às 22h40 estreia Clínica Privada, centrada na personagem Addison Montgomery (Kate Walsh), a ex-mulher de Derek Shepard que abandonou o hospital de Seattle depois de não conseguir reconquistar o homem conhecido em todo o mundo por "dr. McDreamy". Tudo isto se passou durante a terceira temporada de Anatomia de Grey e os espectadores são agora convidados a acompanhar o reencontro de Addison Montgomery com antigos colegas de faculdade e as novas desventuras (amorosas, claro está) no Oceanside Wellness Center, em Santa Monica.
Clínica Privada não foi bem recebida pela crítica quando da sua estreia, no final de Setembro último, mas conseguiu 14 milhões de espectadores no horário nobre da ABC, sendo o programa mais visto no seu horário.
A TV Cabo tem 1,4 milhões de clientes.

Sugerir correcção