Descoberto um dos maiores dinossauros carnívoros no Níger

Há 95 milhões de anos, quando este animal era vivo, a temperatura e o nível do mar na Terra eram os mais altos de sempre, dizem
os cientistas

a Numa expedição ao Níger em 1997, liderada pelo guru mundial dos dinossauros Paul Sereno, da Universidade de Chicago, descobriram-se ossos do crânio de um dos maiores dinossauros carnívoros. Agora foram classificados como uma nova espécie, que teria tido 13 a 14 metros de comprimento e uma altura superior a um autocarro de dois andares. Cada dente do Carcharodontosaurus iguidensis, a espécie identificada por Stephen Brusatte, estudante de mestrado da Universidade de Bristol (no Reino Unido), tem o tamanho de uma banana.
Este animal, que viveu há cerca de 95 milhões de anos, junta-se a outros grandes dinossauros carnívoros, como o famoso Tyrannosaurus rex (até 14 metros de comprimento, dos EUA) ou o Gigantosaurus carolinii (com 14 metros, da Argentina). Mas o rei terá sido o Spinosaurus aegypticus, com 17 a 18 metros, do Egipto.
"Os primeiros restos de um Carcharodontosaurus, descobertos nos anos 20, resumiam-se a dois dentes, que se perderam. No Egipto, encontraram-se outros bocados, mas foram destruídos quando Munique foi bombardeada em 1944", pois tinham sido levados para a Alemanha, diz Brusatte.
Desde então, apareceu um crânio no deserto do Sara, em Marrocos, descrito como Carcharodontosaurus saharicus. Os fósseis do Níger são diferentes, e Brusatte classificou-os como uma espécie nova de Carcharodontosaurus, na revista Journal of Vertebrate Paleontology.
"Há 95 milhões de anos, a temperatura e o nível do mar eram os mais altos da história da Terra. Marrocos e o Níger estariam divididos por mares pouco profundos, o que permitiu a separação evolutiva das espécies", frisa Brusatte. Agora as temperaturas e o nível do mar também estão a subir, por isso esses ecossistemas mostram como o mundo pode evoluir.

Sugerir correcção