Benfica venceu Académica e ficou mais perto do FC Porto

Foto
Rui Costa marcou o golo que iniciou a recuperação do Benfica Marcos Borga/Reuters

Em Coimbra, os benfiquistas estiveram a perder - Lito marcou aos 24 minutos, após lance infeliz de Luís Filipe -, mas alcançaram a vitória já nos instantes finais, com golos de Luisão e Freddy Adu, depois de Rui Costa ter empatado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em Coimbra, os benfiquistas estiveram a perder - Lito marcou aos 24 minutos, após lance infeliz de Luís Filipe -, mas alcançaram a vitória já nos instantes finais, com golos de Luisão e Freddy Adu, depois de Rui Costa ter empatado.

O ex-internacional luso marcou aos 34 minutos, na sequência de um livre directo e, em dia de estreia infeliz do guarda-redes Ricardo, a Académica sucumbiu apenas aos 86’, quando o defesa central brasileiro Luisão fez o segundo golo do Benfica, de calcanhar.

No último minuto do período de compensação (93’), o norte-americano Freddy Adu fechou a contagem, deixando a equipa orientada por José António Camacho de ouvidos colados ao FC Porto-Setúbal, domingo, às 18h15, a uma semana dos dois históricos portugueses se defrontarem na Luz.

O Sporting, depois da goleada sofrida em Braga (3-0), voltou a dar-se mal com os ares do Norte e, em Matosinhos, apesar da superioridade evidente, não foi além de um empate a um golo.

O Leixões inaugurou o marcador através de um golo na própria baliza de Abel, aos 14’, e o Sporting apenas aos 88’ conseguiu o empate, num remate de cabeça de Purovic, curiosamente a passe do lateral direito leonino, infeliz no golo dos leixonenses. Os "leões" somam agora 19 pontos e podem mesmo ficar de fora da "zona europeia", caso o Marítimo vença amanhã a Naval, na Madeira.

Na sexta-feira, na estreia de Manuel Machado como treinador do Sporting de Braga, os minhotos empataram 0-0 em Leiria.

Ficha de jogo

Estádio Cidade de Coimbra

Resultado: Académica de Coimbra 1-3 BenficaAo intervalo: 1-1

Marcadores:1-0, Lito (24’)
1-1, Rui Costa (33’)
1-2, Luisão (86’)
1-3, Freddy Adu (93’)

Académica: Ricardo, Kaká, Pedro Costa, Litos, Paulo Sérgio, N’Doye, Nuno Piloto, Milos Pavlovic (Hélder Barbosa (87’), Ivanildo (Miguel Pedro, 45’), Lito e Vouho (Joeano, 58’).

Benfica: Quim, Luís Filipe, Luisão, David Luiz, Léo, Katsouranis (Petit, 60«), Rui Costa, Bynia, Di Maria, Nuno Assis (Cardozo, 10«) e Nuno Gomes (Freddy Adu, 62').

Árbitro: Olegário Benquerença, de Leiria. Cartão amarelos: Katsouranis (40’), Vouho (46’), Luisão (63’), Paulo Sérgio (74’), N'Doye (77’), Ricardo (80’) .

Assistência: 16.165 espectadores