Pedro Proença e Pedro Henriques penalizados

a O Sporting reclamou para a Comissão de Análise e os árbitros Pedro Henriques e Pedro Proença foram castigados. O primeiro recebeu na última segunda-feira uma notificação da Comissão de Arbitragem da Liga a alterar-lhe a nota do jogo Benfica-Sporting de 3,6 pontos (Bom) para 2,1 (Muito Mau), mas ainda não decidiu se vai recorrer da penalização. Já Pedro Proença, que foi penalizado pelo jogo FC Porto-Sporting (a nota passou de 3,7 para 2,7), reclamou e promete, se for necessário, levar o caso à FIFA. Pedro Henriques terá errado ao não assinalar dois penáltis, um favorável a cada equipa (sobre Romagnoli e sobre Adu), e ao não mostrar cartão amarelo a Di María e a Rui Costa. "Uma das coisas que me preocupam não é a Comissão de Análise analisar uma grande penalidade ou um cartão vermelho, mas sim lances de pequena importância. Penalizarem-me por não mostrar um cartão amarelo num lance do qual nem me lembrava. E é uma imprudência dizer que o jogador devia ter sido advertido. Quantas vezes o árbitro não substitui o cartão amarelo por um apito mais forte ou então por uma conversa para tranquilizar os jogadores?", referiu Pedro Henriques ao site Maisfutebol.
O juiz lisboeta avisa que, daqui por diante, existirá uma preocupação extrema dos árbitros em não serem penalizados e isso será mau para o futebol: "Um árbitro, para se defender, vai passar a aplicar escrupulosamente as 17 leis. Acabou-se o bom senso e a gestão, e, ao fim de 15 minutos, não tenho jogadores em campo. A 18ª lei, a do bom senso, não existe". "Não sei a atitude que vou tomar. Tenho direito a reclamar, mas a nota para mim tem pouca importância. Se acharem que tenho cabimento neste futebol, óptimo. Se acharem que não, da mesma maneira que entrei, saio", rematou.
Já Pedro Poença deveria, segundo a comissão, ter expulsado Quaresma com vermelho directo e exibido o amarelo a Pedro Emanuel. O árbitro contestou a decisão e diz que, se não lhe derem razão, terá "muita coisa a dizer". "Irei levar este assunto até às últimas consequências, pois isto vai contra todas as regras da UEFA e da FIFA", rematou. O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga recusou-se a comentar estes casos.

Sugerir correcção